Cidade de Fervedouro se prepara para o Jovem Senador 2018

Com o apoio da Prefeito Abílio Franchini, do Secretário de Educação Rodrigo Carvalho e do Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, João Ernani, todas as escolas do município de Fervedouro-MG começaram os trabalhos para participar do 11º Concurso de Redação do Senado Federal com o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”.

A cidade de Fervedouro tem 11.500 habitantes e suas quatro unidades escolares oferecem o Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e o Ensino Médio. Ao todo, são 1.843 alunos, sendo 527 matriculados no Ensino Médio. São elas:

  • Escola Estadual Joaquim Bartholomeu Pedrosa (1000 alunos)
  • Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Ribeirão do Jorge (350 alunos)
  • Escola Estadual São Pedro do Glória (350 alunos)
  • Escola Estadual Bom Jesus do Madeira (143 alunos)

Em Fervedouro, o estudo da Constituição já é praxe nas escolas e conta sempre com o apoio do Conselho de Segurança Pública e a Polícia Militar. Anualmente, as duas entidades desenvolvem várias iniciativas que visam estimular a participação cidadã e oferecer aos jovens uma visão mais ampla sobre o papel que podem desempenhar em suas comunidades.

No último mês de março, foi criada uma Escola Voluntária no alto do Morro Bela Vista, no coração da cidade de Fervedouro, uma área carente, onde estão sendo atendidos 50 jovens, entre crianças e adolescentes. Há também aulas de reforço de português (produção de texto) e principalmente de cidadania, que são oferecidas sempre aos sábados, pela manhã.

O diretor da Escola Estadual Joaquim Bartholomeu Pedrosa, professor Hermes Dias Barbosa, é um dos maiores apoiadores do Projeto Jovem Senador e estimula a participação de seus alunos. Desenvolve, ainda, o Projeto Redação Barthô 1000, com o objetivo de preparar melhor os jovens estudantes para a Redação do Enem e para o ingresso na universidade, utilizando para isso os debates e oficinas de produção de texto com o tema do Jovem Senador.

O Presidente do Conselho Comunitário de Segurança, João Ernani, já se encarregou de divulgar o Jovem Senador 2018 em todas as salas de aula e acredita que o projeto contribui para a formação política dos alunos, preparando-os para lidar com os problemas sociais e identificar oportunidades de uma atuação responsável e ética.

- “O Jovem Senador tem sido, nos últimos anos, uma grande ferramenta de cidadania e junto com nossas escolas temos colaborado na sua realização”.

Para a edição de 2018, as escolas preparam uma ação coordenada em todas as unidades, em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança, para se dedicarem ao estudo da Cidadania utilizando especialmente o Guia da ONU/UNESCO “Educação para a Cidadania Global”, a realização de palestras; preparando os alunos para a Redação do Enem junto com todos os professores de português e com o apoio dos diretores das escolas; estimulando a discussão e o pensamento crítico por meio da produção de textos.

Para o Jovem Senador 2018, a cidade de Fervedouro criou até um grupo no Facebook para que todos os estudantes, professores e diretores das escolas locais possam debater o tema dos 30 anos da Constituição Cidadã e trocar ideias sobre como melhorar a formação e o desempenho dos alunos.

 

SERVIÇO

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest