Jovens Senadores chegam a Brasília nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (27), chegam a Brasília os 27 vencedores do Concurso de Redação do Senado Federal. Os estudantes foram os primeiros classificados em cada unidade da Federação na edição deste ano, que teve como tema “Brasil plural: para falar de intolerância”, e representarão seus estados e o Distrito Federal em um mandato simulado de quatro dias, em Brasília.

A posse dos novos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem será na terça-feira (28), às 11h, no Plenário do Senado, em sessão aberta ao público. Além dos jovens, também participam os professores que os orientaram no processo de elaboração das redações.

Durante a semana, com o apoio dos consultores do Senado, eles debaterão suas próprias ideias legislativas nas comissões e no plenário da Casa, ocupando os lugares dos senadores da República. Uma vez aprovadas pelo grupo em sessão na sexta-feira (1º), as sugestões legislativas serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, onde podem ser transformadas em projetos de lei e passam a tramitar efetivamente no Congresso Nacional.

Primeiros colocados

O Concurso de Redação do Senado seleciona os primeiros lugares estaduais e do Distrito Federal, que conquistam o direito de se tornarem jovens senadores e ganham a viagem a Brasília, e classifica os três primeiros nacionais. Os demais não recebem classificação nacional. A estudante Bruna Brandão, do Colégio Militar Dom Pedro II, no Distrito Federal, foi a vencedora do concurso, com a redação “Intolerância: barreira para a igualdade de gênero”.  Em segundo lugar ficou o maranhense Silmark Alencar, do Centro de Ensino Ana Isabel Travares, do município Dom Pedro. Ele é o autor do texto “Brasil: intolerância miscigenada”.  Já a aluna que escreveu a redação “Brasil: superar a intolerância para seguir em frente”, Raissa Reis, ficou em terceiro lugar nacional. Ela estuda na Escola Estadual Ernesto Penafort, em Manaus, Amazonas.

SERVIÇO

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest