23/05/2017, 18h19 - ATUALIZADO EM 23/05/2017 - 18h36
Os alunos do terceiro ano do ensino médio no Colégio Dom Pedro II, no Distrito Federal, estão participando, neste bimestre, do projeto alunos consultores 2017. A inciativa inédita consiste na elaboração de textos para a disciplina de Redação, numa simulação de concorrência entre empresas pelo contrato de consultoria com a Presidência da República.
No projeto, o presidente da República enfrenta um problema e precisa contratar uma consultoria para ajudar a resolvê-lo. Divididas em equipes de cinco alunos e com três coordenadores eleitos entre eles, as turmas se transformam em empresas que disputam pela vaga de consultora do presidente. São seis equipes por turma, sempre com um eixo temático: economia, educação, saúde pública, cultura, meio ambiente, e ciência, tecnologia, inovações e comunicações.
Na primeira fase, de preparação sobre os assuntos a serem tratados, os alunos devem elaborar redações dissertativas-argumentativas e, na segunda, eles escrevem um parecer técnico com a proposta de solução para o problema apresentado.
De acordo com o professor Milton Tavares de Castro Júnior, orientador da jovem senadora 2016, Isabelle da Silva dos Santos, e autor do projeto, os textos são individuais e avaliados para a menção bimestral, mas a média das notas da turma é usada como a nota da empresa na concorrência. A turma com a maior média é a vencedora do concurso fictício.
Para o professor, esse exercício estimula a cooperação entre os estudantes.
- É uma forma de aprendizagem pela interação. Os alunos vão se ajudar, já que a pontuação de um influenciará na média de todos. – defende Milton.
O projeto prevê ainda o confronto das ideias em auditório, como parte do ensino de retórica, mas essa fase deve ficar para o terceiro bimestre.
Jovem Senador
Vencedor das edições 2015 e 2016 do Jovem Senador no Distrito Federal, o Colégio Militar Dom Pedro II já começou o planejamento para a seleção das redações. De acordo com o professor Rogério da Silva Pacheco, que coordena a área na escola, o tema será apresentado em sala de aula em junho e as atividades serão realizadas com alunos voluntários no turno contrário. Os alunos deverão se preparar durante o mês de junho, debatendo e estudando sobre o tema deste ano “Brasil plural: para falar de intolerância”, e escrever a redação na volta do recesso escolar, no fim de julho.
Serviço:
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