Rio Grande do Norte apresenta “Ação Dia S” no Jovem Senador

A coordenadora do Jovem Senador no Rio Grande do Norte, Véra Reis, apresentou o case “Ação Dia S”, no último Encontro de Coordenadores do Jovem Senador 2017, realizado nos dias 21 a 23.03.2017, em Brasília-DF.

Sucesso no Estado, o “Dia S”, lembrando o “S” de Senado Federal, foi criado em 2015 e implantado em todas as escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte. A iniciativa tem por objetivo orientar a aplicação da redação do Jovem Senador em um calendário específico, concentrando esforços e otimizando recursos.

A Secretaria de Educação orienta o período específico único a cada Diretoria Regional de Educação que pré-agenda os calendários da aplicação com cada escola. No “Dia S”, todos os alunos e professores concentram esforços para redigir as redações que serão selecionadas para o Projeto Jovem Senador.

Segundo Véra, o evento dá certo porque não é uma ação pontual, ele integra o calendário de trabalho da Secretaria de Educação e toda a comunidade escolar participa de seu desenvolvimento. “Em 2016, por exemplo, com a temática do esporte, os professores de Educação Física se sentiram valorizados, pois também foram chamados a auxiliar na produção dos textos, com palestras e outras oficinas de trabalho”. Para 2016, com o tema “Brasil plural: para falar de intolerância”, Véra já prevê o trabalho multidisciplinar a ser realizado para o Jovem Senador, envolvendo não somente os professores de língua portuguesa, mas principalmente os de história e filosofia.

Atendendo ao Plano Estadual de Educação, a “Ação Dia S” trabalha as metas fixadas para os projetos de educação dos jovens: Inserção x Debate, Autonomia x Liderança, Habilidades x Competências e realiza formação específica para 16 articuladores pedagógicos, um de cada Regional de Ensino daquele Estado.

Todos os 16 professores orientadores e seus respectivos alunos selecionados em primeiro lugar recebem prêmios e certificados. A celebração inicia na escola com a entrega de prêmios oferecidos por parceiros locais e pontos extras aos alunos que fizeram redações, prossegue no âmbito da Diretoria Regional de Educação que faz a entrega de medalhas, e é finalizada em evento solene na Secretaria de Educação do Estado, onde são entregues tablets aos professores orientadores e alunos classificados. Aos professores dos três alunos vencedores no Estado cujos textos serão enviados ao Jovem Senador são concedidas também uma comenda.

O Rio Grande do Norte ocupa o segundo lugar em percentual de escolas participantes do Jovem Senador, conseguindo mobilizar 55% de suas unidades no projeto. Conforme declaração da coordenadora Véra Reis, essa participação cresce a cada edição e o Estado do Rio Grande do Norte pretende ampliar ainda mais a “Ação Dia S”, incluindo outros projetos de educação para a cidadania.

 

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