Jovem Senador 2017 reúne coordenadores do projeto em Brasília

 

Coordenadores do Projeto Jovem Senador estão reunidos em Brasília para iniciar os trabalhos da 7ª edição do Jovem Senador e 10ª do Concurso de Redação do Senado. Este ano, o tema será “Brasil plural: para falar de intolerância”. As atividades tiveram início na manhã de hoje e seguem até o dia 23, quinta-feira.

Durante a abertura, o diretor da Secretaria de Relações Públicas do Senado, Aguirre Estorilio, apresentou o projeto Jovem Senador e a parceria com o programa Parlamento Jovem Brasileiro, da Câmara dos Deputados, e destacou o papel que os profissionais da Educação têm na implementação das mudanças necessárias para o país.

Em 2017, o Senado Federal realiza o encontro em parceria com a Câmara dos Deputados que desenvolve o Projeto Parlamento Jovem, que ocorre sempre no mês de setembro de cada ano. Essa foi uma das formas encontradas por ambas as Casas Legislativas no sentido de otimizar os recursos destinados aos projetos e maximizar a participação dos coordenadores parceiros que atuam nos estados e no Distrito Federal.

A programação do encontro incluirá a apresentação do novo Regulamento, dos critérios de avaliação das redações para classificação em todas as etapas de seleção, a apresentação da nova campanha de divulgação do Jovem Senador 2017 e um espaço exclusivo para apresentação de cases e troca de experiências de todos os coordenadores presentes.

Realizado em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed e o Ministério da Educação – MEC, o 10º Concurso de Redação do Senado Federal seleciona os estudantes classificados em primeiro lugar nas 27 unidades da Federação para participarem do Projeto Jovem Senador, uma simulação de como é o processo de criação de leis no nosso país.

As atividades têm duração de cinco dias e iniciam com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos na Ordem do Dia e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

A iniciativa é voltada aos alunos de até 19 anos regularmente matriculados no ensino médio, das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Para participar, basta que a instituição de ensino envie a redação escolhida à Secretaria de Educação do Estado. O órgão avaliará as dissertações e elegerá o melhor texto que representará o Estado na etapa nacional, realizada em Brasília.

Os finalistas serão premiados com a viagem a Brasília, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal. Os professores orientadores das redações vencedoras, um por unidade da Federação, também virão a Brasília acompanhar seus estudantes durante todo o projeto. Eles recebem certificado e participam de um curso de formação específico, onde estão previstas matérias como o Processo legislativo, Técnicas de Ensino e História do Parlamento, elaborado pelo Instituto Legislativo Brasileiro – ILB.

O novo Regulamento estará disponível em breve no site do projeto –www.senado.leg.br/jovemsenador e será divulgado pelas mídias do Senado Federal. Todo o material de divulgação também será encaminhado para as mais de 19 mil escolas em todo o país a partir da segunda quinzena de abril.

 

Serviço:

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest