Vereadores de Espera Feliz visitam o Projeto Jovem Senador

Os vereadores de Espera Feliz, cidade do Estado de Minas Gerais, visitaram o Projeto Jovem Senador para conhecer melhor o funcionamento e aprimorarem o outro projeto desenvolvido pela Câmara Municipal do município - o Jovem Vereador.

O Projeto Jovem Senador, representado pela diretora da Coordenação de Relações Públicas do Senado, Andréa Valente, e da coordenadora de Eventos, Márcia Yamaguti, recebeu no último dia 1º de abril, em Brasília, o presidente da Câmara Municipal de Espera Feliz-MG, Gilmar Augusto de Oliveira, e os vereadores Eluízio Bilheiro Ferreira e Altamiro Nogueira Neves.

O encontro teve por objetivo conhecer de perto o Programa Senado Jovem Brasileiro e os dois projetos nele inseridos: o Concurso de Redação do Senado Federal e o Projeto Jovem Senador. Os representantes da Câmara Municipal de Espera Feliz aproveitaram a ocasião para tirar dúvidas sobre as questões operacionais do Jovem Senador como a elaboração e produção de material informativo, impressão, distribuição, contato com as escolas participantes entre outras informações.

O município de Espera Feliz, no Estado de Minas Gerais, realiza anualmente um projeto semelhante intitulado Jovem Vereador que conta com a participação de 33 alunos ao todo. São três escolas municipais que participam da iniciativa e cada uma seleciona 11 estudantes para atuarem como jovens vereadores. A cada edição é eleito um tema específico e neste ano será “A melhor idade”. O Jovem Vereador é realizado em parceria com universidades e os alunos selecionados também atuam em outro projeto de educação política, o Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Em conjunto com a Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais e com a PUC Minas, alunos do curso de direito são treinados para atuarem como monitores em todos os níveis do projeto, municipal e estadual, permitindo que os jovens possam apresentar suas propostas de lei. Em 2013, o Parlamento Jovem envolveu mais de 800 estudantes de nível médio e mais de 100 monitores em todo o Estado.

O programa pedagógico de incentivo à cidadania desenvolvido pela Câmara Municipal de Espera Feliz já conseguiu aprovar três leis até o momento e mobiliza toda a comunidade escolar em prol do engajamento dos jovens nas questões sociopolíticas daquela localidade. Para Márcia Yamaguti, “foi um momento de troca de experiências importante, pois as duas iniciativas convergem para um mesmo objetivo: promover a educação política dos jovens e incentivar a participação cidadã”.

Ainda para este ano, a proposta do presidente Gilmar Augusto de Oliveira é trazer a Brasília três jovens vereadores de Espera Feliz para conhecerem o trabalho dos jovens senadores, na qualidade de observadores. Segundo Andréa Valente, “são ações voltadas para a prática e a reflexão política que permitem ao jovem compreender a real dimensão da democracia e o valor da sua participação ativa”.

Em breve, mais de 18 mil kits do Jovem Senador serão distribuídos para todas as escolas públicas estaduais de ensino médio do país e o Projeto espera contar com a mobilização de mais de 213 mil jovens estudantes superando o número de 77 mil redações inscritas em 2013. Que venham muitos jovens vereadores e jovens senadores!

 

SERVIÇO

Projeto Jovem Senador: 7º Concurso de Redação do Senado Federal

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest