Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Release

Senado Federal distribui mais de 19 mil kits do Jovem Senador 2016

Escolas públicas de ensino médio de todo o país já podem se inscrever no 9º Concurso de Redação do Senado. O tema deste ano é “Esporte: educação e inclusão”.

As escolas públicas de ensino médio da Rede Estadual e do Distrito Federal começaram a receber, desde o dia 4 de abril de 2016, o material de divulgação e participação do 9º Concurso de Redação do Senado Federal. A Secretaria de Relações Públicas do Senado expediu 19.880mil correspondências que foram encaminhadas para todos os estados brasileiros e deve alcançar mais de 200 mil jovens estudantes em todo o país.

"O envio começou a ser feito no dia 28 de março e está seguindo por mala direta ou para as Regionais de Ensino das Secretarias de Educação redistribuírem. Essa forma de envio foi definida pelos coordenadores estaduais do projeto. A previsão é de que os Correios concluam as entregas até a primeira quinzena de abril", esclarece a Coordenadora de Gestão de Eventos da Secretaria de Relações Públicas, Márcia Yamaguti.

Regulamento, ficha de inscrição, folha de redação definitiva, folheto de divulgação, cartaz, compilação das redações finalistas de 2015 e carta do Presidente do Senado, Senador Renan Calheiros, compõem o kit do Projeto.  As escolas que não receberem o material poderão baixá-lo na página do Jovem Senador, localizada no endereço www.senado.gov.br/jovemsenador.

Serão escolhidas 27 redações vencedoras, uma de cada unidade da Federação, e seus autores serão automaticamente selecionados para vivenciarem como jovens senadores o processo de discussão e elaboração das leis, em Brasília, no mês de novembro. Os professores que orientaram as redações vencedoras também participarão do Projeto na Capital, acompanhando os alunos premiados e com uma programação especial.

Alunos e professores interessados podem participar, ainda, de cursos on-line gratuitos disponíveis na plataforma Saberes – http://saberes.senado.leg.br, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), sobre temas relacionados ao trabalho dos jovens senadores como o Poder Legislativo, Política, Democracia e exercício da cidadania.

Para participar do certame, é preciso ter no máximo 19 anos, estar regularmente matriculado em uma escola pública estadual ou do Distrito Federal no ensino médio e escrever uma redação, de 20 a 30 linhas, com o tema “Esporte: educação e inclusão”.

Dúvidas e sugestões sobre o Concurso de Redação do Senado e o Jovem Senador podem ser encaminhadas para o Alô Senado – Central de Relacionamento com o cidadão do Senado Federal, pelo telefone 0800 612211. Os interessados poderão ligar gratuitamente de qualquer ponto do país, das 8h às 19h, de segunda à sexta.

SERVIÇO

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 0 61 2211