Senado divulga Jovem Senador na Bienal do Livro de Minas Gerais

Jovem Senador: 5º Concurso de Redação do Senado Federal convoca as escolas públicas mineiras  a participar da Bienal do Livro e conhecer de perto o projeto que trará para Brasília um Jovem Senador de Minas Gerais.

A equipe do “Jovem Senador: 5º Concurso de Redação do Senado Federal” estará de 21 a 25 de maio na 3ª Bienal do Livro de Minas Gerais, realizada no Expominas, região Oeste de Belo Horizonte. O atendimento ocorrerá no estande no Senado Federal, localizado na área D10. A ação possibilitará a divulgação do programa às escolas de ensino médio da rede pública, professores e diretores das regionais de ensino que visitarem a Bienal.

O maior evento literário do estado estima receber 250 mil visitantes. As entradas custarão R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia-entrada). Informações pelo site www.bienaldolivrominas.com.br.

 

Em tempo

O programa Senado Jovem Brasileiro foi criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, com o objetivo de proporcionar aos estudantes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro e estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal. O certame é composto pelo Concurso de Redação, que se encontra na quinta edição, e pelo projeto Jovem Senador.

“Meu município, meu Brasil” é o tema da 5ª edição do Concurso de Redação do Senado Federal, realizado com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Os estudantes classificados em primeiro lugar nas 27 unidades da Federação participarão do projeto Jovem Senador, uma simulação de como é o processo de criação de leis no nosso País.

A legislatura terá duração de três dias, iniciando-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa, findando-se com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos na Ordem do Dia e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

A iniciativa é voltada aos alunos regularmente matriculados no ensino médio, das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Para participar, basta que a instituição de ensino envie a redação escolhida representá-la à Secretaria de Educação do Estado até o próximo dia 31 de agosto. O órgão avaliará as dissertações e elegerá, até o dia 28 de setembro, o melhor texto que representará o Estado na etapa nacional, realizada em Brasília.

Os finalistas serão premiados com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional também serão premiadas com computadores para uso coletivo.

 

Por Cleuber Nunes

Serviço

Local: 3ª Bienal do Livro de Minas Gerais
Data: De segunda a sexta-feira, de 18 a 27 de maio
Informações: 61 9965-7606
Site: www.senado.gov.br/jovemsenador
Twitter: @jovemsenador

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest