Municipalismo é tema do 5º Concurso de Redação do Senado Federal

Vencedores de cada Estado serão jovens senadores por três dias.Jovem Senador

“Meu município, meu Brasil” é o tema da quinta edição do Concurso de Redação do Senado Federal, realizada com o apoio do Conselho Nacional de secretários de Educação (Consed) e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Os estudantes classificados em primeiro lugar nas 27 unidades da Federação participarão do Projeto Jovem Senador, uma simulação de como é o processo de criação de leis no nosso País.

A legislatura terá duração de três dias, iniciando-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa, findando-se com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos na Ordem do Dia e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

A iniciativa é voltada aos alunos regularmente matriculados no ensino médio, das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Para participar, basta que a instituição de ensino envie a redação escolhida à Secretaria de Educação do Estado até o próximo dia 31 de agosto. O órgão avaliará as dissertações e elegerá, até o dia 28 de setembro, o melhor texto que representará o Estado na etapa nacional, realizada em Brasília.

Os finalistas serão premiados com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional também serão premiadas com computadores para uso coletivo.

Desde a primeira edição, em 2008, o Concurso contextualiza assuntos inerentes à sociedade. Com a proximidade das eleições municipais, o atual mote amplia as discussões sobre a importância do voto e do comprometimento do cidadão com o País. Afinal, o município faz parte de um todo que depende do bom funcionamento de todas as frações.

Por Cleuber Nunes

SERVIÇO

Projeto Jovem Senador: 5º Concurso de Redação do Senado Federal
Site: www.senado.gov.br/jovemsenador
Twitter: @JovemSenador
Telefone: (61) 3303-1992 / 3303-1133

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest