Jovens senadores propõem criação de cursos preparatórios para a o ensino superior na rede pública

Os estudantes começarão a votar as propostas nesta quinta-feira (20).

Nesta quarta (19), os jovens senadores se reuniram para elaborar as propostas que, se aprovadas, podem se tornar projetos de lei. Os estudantes foram divididos em três comissões: Comissão de Direitos Humanos e Meio Ambiente (CDHUMA), Comissão de Financiamento da Educação (CEFIN) e Comissão de Educação (CEDUC). As comissões foram divididas em subcomissões, assim estão sendo elaboradas duas propostas para cada comissão.

Os jovens senadores da Comissão de Educação, presidida por Nathalia Lima Janones (MT), elaboraram o projeto apontando as diretrizes para educação em tempo integral. O outro projeto é voltado aos alunos da rede pública estadual que cursam o 3º ano. Para ajudar na escolha profissional a sugestão é que a rede pública ofereça cursos preparatórios para o ensino superior, além de testes vocacionais e estágios com profissionais das áreas pretendidas.

Na Comissão de Financiamento de Educação, presidida pela jovem senadora Ana Paula Schwengber (RO), os estudantes criaram o projeto que proíbe a utilização dos royalties de petróleo para outros fins que não sejam o financiamento da saúde e educação. Outra proposta é a criação de bolsa jovem aos estudantes do ensino médio da rede pública. Para receber o beneficio no valor de R$250,00, entre os critérios, estão a frequência escolar e não ser beneficiário do Programa Bolsa Família.

Já na Comissão de Direitos Humanos e Meio Ambiente, presidida por Jorge Torres (CE), foram apresentados os projetos para criação da Semana de Direitos Humanos nas escolas e medidas para estimular políticas públicas para preservação de recursos materiais e proteção de populações tradicionais.

José Edimar de Queiroz foi um dos consultores que auxiliaram na formatação das ideias para criação dos projetos. Ele comenta que os estudantes se articulam para construir novos programas voltados à educação.

- Os estudantes têm muita expectativa e estão apresentando ideias de como a escola deveria funcionar. Ao ajudar na formulação dos projetos, esses jovens têm a oportunidade de mostrar aos senadores o que eles esperam da educação nos próximos anos. – disse.

Na quinta-feira (20) serão elaborados os pareceres e os projetos seguem para votação.

Núcleo de Comunicação Interna - Senado Federal

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest