Jovem Senador na 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura

Denise Santos, finalista da 2ª edição do Concurso de Redação, reencontra sua escola na 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura.

Com a redação “Terra de mil cicatrizes”, Denise Santos de Oliveira representou a capital brasileira no 2º Concurso de Redação do Senado Federal, em 2009, e conquistou a segunda colocação na etapa nacional. Então aluna do Centro de Ensino Médio 1 de São Sebastião, hoje estudante de Comunicação Organizacional na Universidade de Brasília (UnB), recebeu sua antiga escola na 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura. O encontro ocorreu nesta quarta-feira dia 18 de abril, no estande do Senado Federal.

“Foi uma ótima experiência. Fazia algum tempo que não via meus professores”, declara. Para a aluna Thais Cabral de Oliveira, conhecer Denise foi um estimulo para participar do Jovem Senador: “fico assustada com a ideia de concorrer com estudantes de todo país, penso que não terei oportunidade, mas o depoimento da finalista me empolgou”.

As professoras de língua portuguesa Maria Sônia Lira e Maria da Purificação Goês trabalham o tema da redação do Jovem Senador desde a primeira edição, em 2008, e confessaram que a ex-aluna é uma inspiração na escola. “Olha a Denise conseguiu, sigam o exemplo dela”, diz Maria da Purificação nas classes.

No bate-papo com os alunos, a finalista do 2º Concurso Redação deu dicas de como escrever um bom texto. “Como os temas da dissertação contextualizam assuntos intrínsecos da sociedade, a principal dica é buscar referências em livros de história”, instrui ao explicar a importância de enriquecer a redação com paráfrases e citações e a composição do texto com frases curtas e palavras acessíveis.

 

Em tempo

A equipe Jovem Senador permanecerá na 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura até a próxima segunda-feira, dia 23, das 10h às 16h, no estande do Senado Federal, localizado no pavilhão B. A ideia é disseminar o Jovem Senador: 5º Concurso de Redação a todas as escolas de ensino médio da rede pública, professores e diretores das regionais de ensino que visitarem a bienal

 

SERVIÇO

Jovem Senador: 5º Concurso de Redação do Senado Federal na 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura

Local: Pavilhão B, estande do Senado Federal

Data e horário: Até segunda-feira, dia 23, das 10h às 16h

Site: www.senado.gov.br/jovemsenador

Twitter: @jovemsenador

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest