Equipe do Programa Jovem Senador reúne coordenadores das secretarias estaduais de Educação

Eles discutiram dificuldades e soluções para ampliar o alcance do projeto.

Na manhã desta sexta-feira (27), 26 coordenadores de secretarias estaduais de Educação e um do Distrito Federal  reuniram-se com a equipe do Jovem Senador, no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), da Câmara dos Deputados. O objetivo do encontro foi apresentar o regulamento da edição de 2015 do Programa, discutir propostas e soluções para a divulgação nos estados e oferecer soluções para a logística na seleção e na divulgação do projeto.

Pela manhã, além do regulamento, foi apresentado um case da Secretaria de Educação de Alagoas, que teve resultados expressivos na edição do ano passado. No período da tarde, os integrantes dividiram-se em grupos para discutir sobre dificuldades e necessidades do projeto.

De acordo com Daniel de Souza Pinto, coordenador em exercício da Gestão de Eventos, o projeto tem um papel fundamental, que é estimular o exercício da cidadania e democracia junto ao público jovem. Ele afirma que o grande desafio para a equipe é a divulgação.

- Precisamos ampliar essa divulgação. Os coordenadores das secretarias são grandes parceiros, pois eles tentam fazer com que essa informação chegue até os alunos, professores e diretores. Precisamos expandir esse alcance para que os resultados sejam mais expressivos. Ano passado, tivemos uma participação de quase 7% das escolas e, neste ano, pretendemos atingir os 10%. Porém, é necessário um envolvimento maior das instituições de ensino - argumentou.

Participando do evento pelo terceiro ano consecutivo, a coordenadora do Mato Grosso, Telma Peres, acredita que a interação entre alunos que já participaram do projeto com outras escolas possa despertar maior interesse dos gestores educacionais e dos alunos.

- Trabalhar com educação para a democracia é transformar o ambiente escolar. Escolas voltadas para o protagonismo juvenil, para o crescimento pessoal de seus alunos, são muito comprometidas. Todo ano nos apresentam projetos. Mas queremos ampliar o universo para escolas em que essa cultura não é tão forte assim - apontou.

O Jovem Senador é um projeto anual que promove a realização de um concurso nacional de redação para estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos. Depois desse concurso, os estudantes cujas redações foram selecionadas podem vir a Brasília e vivenciar um mandato simulado de senador durante três dias. Neste ano, o tema da redação é “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”. Mais informações estão disponíveis na página do programa na internet.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest