Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Joinville visita o Projeto Jovem Senador

O Projeto Jovem Senador, representado pela Diretora da Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, Andréa Valente, e pela Coordenadora de Gestão de Eventos, Márcia Yamaguti, recebeu no dia 13 de maio, em Brasília, o Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Joinville-SC, Rogério G. Atanázio.

O encontro teve por objetivo conhecer de perto o Programa Senado Jovem Brasileiro e os dois projetos nele inseridos: o 8º Concurso de Redação do Senado Federal e o 5º Projeto Jovem Senador. O Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Joinville aproveitou a ocasião para conhecer a iniciativa, após tomar conhecimento do projeto pelo Senador Dário Berger (PMDB/SC), entusiasta de ações de cidadania e educação política no estado de Santa Catarina, e tirar dúvidas sobre as questões operacionais do Jovem Senador como a elaboração e produção de material informativo, impressão, distribuição, contato com as escolas participantes, entre outras informações.

O município de Joinville-SC realiza anualmente um projeto semelhante intitulado Prêmio Jovem Autor, que conta com a participação de 134 escolas da região. Trata-se de um concurso de redação que tem por objetivo despertar os estudantes do Ensino Médio para questões relativas ao Poder Legislativo daquela comunidade, sua organização e funcionamento. Os alunos recebem como prêmio um tablet e uma viagem de dois dias a São Paulo para conhecer o Museu da Língua Portuguesa.

A cada edição é eleito um tema específico e neste ano será “Ação política, uma responsabilidade social”. Em sua última edição, o Prêmio Jovem Autor recebeu mais de 4 mil redações e conta com o apoio pedagógico da Escola do Legislativo de Joinville, outra ação voltada para a educação dos jovens daquele município. A Escola realiza também o projeto “A escola vai ao Legislativo”, por meio do qual a Câmara de Vereadores fornece o transporte e lanche para todas as escolas interessadas em conhecer de perto suas atividades e promover uma interface mais próxima com todos os parlamentares da cidade.

Segundo Rogério Atanázio, a Câmara Municipal de Joinville desenvolve há mais de seis anos iniciativas voltadas para a educação política como o Projeto Vereador Mirim, onde alunos de escolas públicas e privadas se candidatam a uma vaga de vereador e vivenciam na prática o papel de legislador, com todas as suas dificuldades e as demandas geradas pela comunidade onde estão inseridos.

Com a abertura das inscrições para o Jovem Senador 2015, o Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Joinville, Rogério Atanázio, acredita que mais estudantes ficarão atentos ao tema da responsabilidade social e da ação política e espera ampliar a participação dos estudantes daquele município no projeto. O Jovem Senador, por sua vez, fará a divulgação dos projetos voltados para os estudantes de Joinville e aguarda o aluno representante de Santa Catarina, no mês de novembro, em Brasília.

 

SERVIÇO:

8º Concurso de Redação do Senado Federal
5º Projeto Jovem Senador

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest