Brasil no Olhar dos Viajantes, nova série da Tv Senado

O que nos define como brasileiros? Nossa alegria? Nosso “jeitinho”? Nossa cordialidade?

A imagem do Brasil perante o mundo e entre os próprios brasileiros pode ter sua origem nos relatos de estrangeiros que vieram para o país séculos atrás.

O Brasil é formado por muitos Brasis. Já foi Pindorama, português e também espanhol, francês e holandês. Essa pluralidade característica da nossa história é o tema do segundo episódio da série Brasil no Olhar dos Viajantes. A série apresenta os relatos de estrangeiros que estiveram no Brasil desde o descobrimento e mostra sua influência na construção da nossa imagem perante o mundo e entre os próprios brasileiros.

No primeiro episódio, o espectador pôde (eu acho que o acento diferencial acabou, mas eu gosto de usar também) conhecer o Brasil visto pelos viajantes do século XVI como o paraíso nos trópicos, de natureza exuberante e habitantes selvagens. No segundo episódio, irá se deparar com os depoimentos dos colonizadores de um Brasil, fonte inesgotável de ouro e riquezas naturais.

Os documentários reúnem curiosidades e fatos importantes desses períodos da história do Brasil. Veja as sinopses:

 

Sinopses

Episódio 1 – séculos XVI e XVII. Nesse episódio tratamos dos viajantes e aventureiros que vieram para o Brasil pouco antes na descoberta do continente americano e logo depois do descobrimento do Brasil. Os relatos dessa época, privilegiam a natureza exuberante e o habitante exótico e selvagem representado pela figura do índio.
Episódio 2 – séculos XVII e XVIII. Esse episódio retrata a missão religiosa na França Equinocial, a colonização holandesa em Pernambuco e a passagem de vários navegadores e comerciantes franceses e ingleses no litoral da Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Esses navegadores, em passagens pela costa brasileira, fazem descrições sobre os hábitos, sobre as cidades litorâneas e sua organização, sobre a relação entre colonos e escravos. Descrevem também o comportamento feminino e o caráter dos então habitantes do Brasil.

Episódio 3 – século XIX e XX. Esse episódio será lançado no final do segundo semestre. O episódio traz as missões artísticas, as expedições e os relatos de viajantes que vieram para o Brasil depois da vinda da família da real e do Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas.

 

Acesse Documentários no menu Programas na página da TV  http://www.senado.gov.br/noticias/TV e assista os dois primeiros episódios da série.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest