Alunos de Fervedouro participam do Projeto Jovem Senador

Os alunos da Escola Estadual Joaquim Bartholomeu Pedrosa, no município de Fervedouro (MG), já iniciaram a elaboração de suas redações para participar do 8° Concurso de Redação do Senado Federal cujo tema é “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.

Com mais de 2.500 alunos, o município de Fervedouro fica localizado em uma área rural e os estudantes fazem um grande esforço pessoal para frequentar as aulas e se prepararem para o Enem.

Sob a coordenação do professor João Ernani de Lima Marreco, várias atividades pedagógicas estão sendo desenvolvidas com o objetivo de estimular a formação cidadã dos alunos. Como resultado desse trabalho, a mobilização para o Jovem Senador vem crescendo ao longo dos últimos anos.

Para apoiar seus alunos e capacitá-los para as provas, o professor João Ernani organiza sabatinas de espanhol, aulas no estilo pré-vestibular de matemática, física, química e português. Totalmente engajado na formação educacional dos jovens de Fervedouro, ele ainda encontra tempo para ministrar palestras motivacionais nas várias unidades escolares do município.

Visando ampliar os horizontes dos seus alunos, João Ernani tem estimulado o engajamento no Jovem Senador, pois acredita que o projeto auxilia na ampliação dos debates e estimula os estudantes a refletirem sobre suas ações em sociedade. “O Jovem Senador vem despertando a cada ano uma chama de cidadania e preparação educacional nos nossos estudantes”.

Ernani acredita que, além de servir como preparação para a participação no Enem, o projeto Jovem Senador desperta o agir mais consciente dos alunos, o exercício de direitos e a crença de que podem ser “os grandes agentes das mudanças sociais” que desejam para o país.

O lançamento dos cursos on-line do Jovem Senador também teve a aprovação dos professores de Fervedouro que poderão se capacitar em novos temas relacionados à atuação do Poder Legislativo Brasileiro e aproveitar a oferta de vários cursos a distância disponibilizados gratuitamente pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão do Senado Federal.

 

SERVIÇO

Projeto Jovem Senador & 8º Concurso de Redação do Senado

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest