“Participação política no Parlamento, nas ruas e nas mídias sociais “ será o tema do próximo Concurso de Redação do Senado

Anúncio foi feito durante cerimônia de premiação dos finalistas deste ano.

O senador Paulo Davim (PV-RN) anunciou nesta terça-feira (18) o tema da próxima edição Concurso de Redação do Senado. Em 2015, os jovens serão convidados a redigir sobre “Participação política no Parlamento, nas ruas e nas mídias sociais”. O anúncio foi feito após a premiação dos 27 finalistas deste ano. Eles estão no Senado, onde participam do projeto Jovem Senador, simulando o exercício do mandato durante três dias.

A entrega de premiação ocorreu no Salão Nobre e contou com a presença do presidente de representantes do Conselho de Secretários da Educação (CONSED) e do Ministério de Educação (MEC), órgãos parceiros do Senado no projeto.

Os vitoriosos de cada unidade da Federação receberam como premiação medalha, certificado e notebook. Além desses prêmios, as três primeiras colocadas em âmbito nacional ganharam troféus, além de computadores para suas escolas. A inovação desse ano foi a entrega de tablets aos professores, que orientaram os alunos na elaboração da redação e acompanham os jovens senadores na atuação simulada como senador da República.

A estudante do estado deo Mato Grosso, Nathalia Lima Janones, conquistou o primeiro lugar na etapa nacional com a redação “Uma Educação que Transforma”. Em segundo lugar ficou Ana Paula Schwengber, do estado de Rondônia, com o título “Honra e Honestidade” e, em terceiro, a aluna do estado de Pernambuco, Maria Jéssica Silva de Almeida, com a redação “Lei boa é lei cumprida”. Foram entregues computadores para uso coletivo nas escolas das três finalistas, respectivamente, quatro, dois e um.

Paulo Davim, que preside a comissão coordenadora do projeto pela terceira vez, aponta que, por meio do projeto, ocorre a contribuição concreta dos jovens.

- Foi uma escolha democrática, reconhecidos pela qualidade, estão aqui os melhores. Agora eles vão acompanhar a rotina do Senado passarão a ter orgulho da atuação do parlamento. As experiências serão socializadas por todos os estados da federação.  – disse.

Núcleo de Comunicação Interna  - Senado Federal

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest