Jovem Senador entra na reta final com redações corrigidas pela Casa

Comunicação Interna

A Casa finalizou a correção da principal etapa do Jovem Senador 2025 nessa terça-feira (10) após avaliar 81 redações de estudantes de todo o país. Agora, 27 jovens estão classificados para representar seus estados na semana de vivência legislativa aqui no Senado, prevista para agosto deste ano.

As redações foram avaliadas em critérios como estrutura e correção textual, domínio da norma culta, desenvolvimento do tema e originalidade.

— A Secretaria de Educação estadual faz a classificação e envia três redações ao Senado. Aqui, a nossa comissão avalia e classifica as redações, conforme os critérios do edital. Aquela com maior pontuação determina quem será o Jovem Senador de cada estado e Distrito Federal — conta George Cardim, chefe do Serviço Jovem Senador (Sejs). 

A comissão avaliadora da Casa foi composta por Carolina Campos e José Luiz da Costa, da Consultoria Legislativa (Conleg); Ana Carolina Sarres e Fernanda Costa, da Secretaria-Geral da Mesa (SGM); Telma Venturelli e Samuel Barguil, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB); Fernanda Vidigal e Valter Rosa, da Secretaria de Comunicação Social (Secom); e Marco Aurélio Couto, da Secretaria de Editoração e Publicações (Segraf).   

O tema deste ano, “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”, dialogou diretamente com dois contextos relevantes para os estudantes do ensino médio: a realização da COP 30, que acontecerá neste ano em Belém (PA), e a preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Avaliação e desempenho

Esta foi a primeira vez que Marco Aurélio, chefe do Segraf, corrigiu as redações do programa. Formado em Letras e professor de redação há mais de 20 anos, ele diz que os estudantes usaram praticamente o mesmo modelo exigido no Enem.

— Quando houve a inclusão da Gráfica no processo seletivo e o convite para que eu compusesse a equipe, prontamente aceitei e posso dizer que foi uma experiência incrível. Pretendo participar na correção das redações no ano que vem novamente — ressalta.

A gestora do Núcleo de Pautas Integradas da Diretoria de Jornalismo (DJorn), Fernanda Vidigal, participou pela segunda vez da banca avaliadora e notou uma evolução significativa na qualidade dos textos.

— Talvez o tema tenha ajudado no desempenho dos alunos. Falar de emergência climática e as ações atuais para preservar o futuro pode ser mais palatável por estar em alta na mídia — observa.

Próximos passos

A próxima etapa é o anúncio dos vencedores com suas respectivas redações. George explica que após as correções feitas por servidores da Casa nos dias 2 e 10 de junho, os nomes dos vencedores serão encaminhados para as Secretarias de Educação dos estados, cada uma vai definir a melhor maneira de fazer o anúncio às instituições.

— Só devemos publicar em nossa página quando for feito o anúncio nos estados, até o final deste mês. Assim, os nomes selecionados serão mantidos em segredo até que as escolas dos vencedores sejam notificadas e recebam uma caixa especial para uma cerimônia de revelação nas instituições — diz.

A última etapa é a vivência legislativa, marcada para ocorrer entre 18 e 22 de agosto. Nesta fase, os selecionados assumirão simbolicamente as cadeiras de seus estados no Senado, participarão de atividades legislativas simuladas e apresentarão projetos que podem virar leis.


IMPRIMIR | E-MAIL