As paredes da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, no bairro Moreninhas, em Campo Grande, testemunharam momentos inesquecíveis da jornada de Izabel e Miguel, uma dupla que representa o impacto silencioso, mas poderoso dos servidores públicos no cotidiano das pessoas.
Com 20 anos de atuação como professora do Estado e há seis anos na escola, Izabel Menezes transformou o ambiente escolar em um espaço de incentivo e acolhimento. A última conquista, a participação e vitória de seu aluno Miguel Partzlaff no concurso Jovem Senador, ilustra o resultado de um trabalho incansável. Ganharam direito a ir a Brasília recentemente para uma semana de vivência legislativa.
“Trabalhar com o estudante é o resultado que dá certo”, comenta a educadora, sorrindo ao lembrar das aulas e conversas que prepararam Miguel para o concurso. Entre planos de aula e ensaios de redação, foi cultivada a confiança que transformou o aluno. “Como eu sempre digo, a convivência é o ponto de partida”, ela reforça.
Izabel acredita que é a relação de confiança e proximidade com os alunos que permite a eles explorar o seu potencial, superando desafios e limitações.
Para Miguel, o apoio foi decisivo. “Eu até não queria participar, não me senti capaz, mas a minha professora me ajudou”. Miguel mergulhou na pesquisa histórica e legislativa, e, por meio de estudos e encorajamento, finalmente conseguiu embarcar rumo ao Congresso Nacional, onde se encontrou com jovens de todos os cantos do Brasil. “Foi muito bom ter a Izabel como minha apoiadora, minha professora”, comemora.
Na visão da professora, essa conquista vai além de uma competição. Ela simboliza a evolução pessoal do jovem que agora, como ela diz, é “um Miguel que foi e outro que voltou”. Izabel, emocionada, fala do orgulho de ver seu aluno desbravar novos espaços e do impacto positivo da experiência. "Ver ele conhecendo outras culturas, vislumbrando outras possibilidades dentro do próprio país, foi muito gratificante."
Miguel não apenas absorveu o conhecimento sobre a estrutura política do país, mas também passou a acreditar em sua capacidade de transformação. A experiência no Senado mudou sua perspectiva sobre o próprio futuro e o projetou a planejar novos caminhos, reforçando sua confiança no poder transformador da educação e no papel fundamental dos professores.
“Acredito que a educação pode sim transformar a juventude e os professores são muito especiais nesse contexto, porque eles fazem o estudante perceber que é capaz de mudar sua realidade”, afirma.
Essa narrativa é a primeira de muitas que reforçam a aliança entre o governo e a sociedade sul-mato-grossense, evidenciando como os servidores, que atuam com dedicação em diversas áreas, são fundamentais para o acesso da população aos seus direitos e para o fortalecimento da cidadania.
Em histórias como a de Izabel e Miguel, vemos que o trabalho desses profissionais não apenas transforma o presente, mas também lança sementes para um futuro promissor, sem deixar ninguém para trás.