Jovem Senador reforça vínculo com Consed, parceiro desde a primeira edição

Comunicação Interna

O Programa Jovem Senador participou das comemorações dos 38 anos do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da inauguração da nova sede da entidade, em Brasília. O Consed é parceiro do programa desde a primeira edição do concurso, em 2008.

— Essa parceria fortalece e amplia o alcance do Jovem Senador.  Renovamos agora o contrato de cooperação técnica, que vem nos permitindo, ao longo dos anos, manter esses laços de confiança e colaboração. As Secretarias de Educação são fundamentais para a divulgação e a seleção dos jovens senadores — explicou George Cardim, chefe do Jovem Senador.

Em sua fala durante o evento, George destacou também a trajetória e o compromisso do Consed na construção de uma educação pública de qualidade no Brasil. Por sua vez, o presidente do Consed, Vitor de Angelo, secretário de Educação do Espírito Santo, reforçou o sucesso da parceria com o programa.

Os presentes ainda assistiram a uma palestra com o professor, gestor e consultor em educação Renato Casagrande que tem livros publicados no Brasil e exterior sobre o tema.

Impacto da parceria

O Jovem Senador seleciona os 27 participantes para a semana de vivência legislativa por meio de um concurso de redação. Essa seleção conta com três etapas: nas escolas, nas secretarias de Educação e no Senado.

Neste ano, foram produzidas mais de 170 mil redações pelas escolas públicas de ensino médio de todo país, relembrou George. Nas secretarias de Educação chegaram cerca de quatro mil textos para correção.

Isso porque cada escola seleciona e encaminha uma redação para sua respectiva secretaria de Educação, que faz a seleção de três redações nos estados e DF. Foram então cerca de quatro mil escolas participantes.

No Senado, a Comissão Julgadora, que conta com membros indicados pelo Consed anualmente, escolhe a redação vencedora dentre as três finalistas.

A jovem senadora do DF em 2024, Emanuelle Lana, e a sua professora orientadora, Érica Lima, do Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte, também estiveram presentes no evento e defenderam a importância da participação política dos jovens.

— O Programa Jovem Senador transforma e amplia a visão do jovem sobre o mundo da política e sobre a escola pública. Faz a gente acreditar no ensino e que é possível e importante nós termos uma participação política ativa — afirmou a estudante.


IMPRIMIR | E-MAIL