JS É Notícia: Estudante Kaylane Cristhina Gomes Bastos de Aperibé é eleita “Jovem Senadora” do Rio de Janeiro

Folha do Leste

A jovem Kaylane Cristhina Gomes Bastos, aluna do Ciep 419 – Benigno Bairral, em Aperibé, Noroeste Fluminense, vai representar o Estado do Rio de Janeiro no Programa Jovem Senador, em Brasília-DF. Ela ficou em primeiro lugar dentre todos os estudantes que concorreram à vaga desta eleição. A vitória veio através da redação sobre o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia” (clique e leia).

O resultado foi anunciado pela subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel, orgulha não só a sua instituição de ensino, mas também toda sua região. Além disso, abre portas para um futuro promissor da participação do jovem na política, por meio da construção de sua formação cidadã através da educação.

Entre os dias 5 e 9 de agosto, Kaylane vivenciará a rotina de um senador da República. Ela participará de sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas. Acompanhada pela professora Anny Magally Teixeira, a jovem terá a oportunidade de imergir no universo político. Em contrapartida, contribuir para o debate de temas relevantes para o país.

Entusiasmo e Aprendizado

“Pesquisei o tema e achei legal, porque eu não sabia como funcionava o Senado. Temos que aprender mais sobre política para poder estar no meio”, afirma Kaylane, demonstrando entusiasmo e interesse pela área.

Sua participação no programa representa um passo importante na formação de cidadãos conscientes e engajados nos rumos da nação.

Mulheres na Política

A escolha de Kaylane para representar o Rio de Janeiro no Jovem Senador reforça a importância da participação feminina na política.

“Que orgulho ter uma menina representando nosso estado! Precisamos de mais mulheres conhecendo a política, a democracia”, destaca  Joilza Rangel.

A trajetória de Kaylane serve de inspiração para as novas gerações. E demonstra, acima de tudo, que a participação na vida pública é possível e necessária. Sua conquista, em suma, abre caminho para que outras jovens se interessem pela política. E que, de igual forma, possam contribuir para a construção de um futuro mais justo e democrático para o Brasil.


IMPRIMIR | E-MAIL