JS É Notícia: Aluno do Colégio Estadual João Batista Nascimento, Andrew Sander, representará Sergipe no Programa Jovem Senador em Brasília

Governo de Sergipe

O Programa Jovem Senador foi desenvolvido pelo Senado Federal do Brasil, buscando proporcionar aos estudantes do ensino médio a oportunidade de vivenciar o trabalho dos senadores. Ele acontece todos os anos e seleciona jovens de cada estado brasileiro para atuar como senadores por alguns dias em Brasília. Na edição de 2024, Sergipe será representado por Andrew Sander Felix de Aragão Pinheiro, aluno do Colégio Estadual João Batista Nascimento, em Nossa Senhora do Socorro.

“Conheci o programa no ano passado, mas não consegui êxito na classificação. Este ano, após passar por momentos que me mostraram a importância de a política estar ligada ao jovem, consegui desenvolver uma redação que me levou a representar minha escola e meu estado de Sergipe em Brasília. Estou muito grato e fiquei feliz com a surpresa do resultado”, comemora.

Em 2º lugar ficou a jovem Rita de Cássia Santos Rocha Quintela, do Centro de Excelência Cleonice Soares da Fonseca, em Boquim. Já o 3º lugar ficou com Ellen Santos Guimarães, do Centro de Excelência Dr. Antonio Garcia Filho, em Umbaúba.

Como parte do processo seletivo, os alunos inscritos desenvolveram uma redação com o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Andrew conta que, para desenvolver a redação, buscou se aprofundar com assuntos de impacto positivo que o Senador proporcionou para o Brasil, como a abolição da escravatura e a importância da participação popular. “Pesquisei as principais referências nos assuntos política e democracia. Entre os nomes estava a filósofa Hannah Arendt, e me interessei demais pelo seu pensamento”, afirma Andrew.

O programa não só proporciona uma experiência única de imersão no cenário político brasileiro, mas também promove o desenvolvimento cívico e o interesse dos jovens pela política e pelos processos legislativos do país. “A política é a ferramenta que o ser humano utiliza para solucionar problemas de forma pacífica. Ela está nas relações humanas e é essencial para o bom funcionamento de uma sociedade. Se os jovens que representarão nossa nação no futuro não entenderem a importância disso, o que será do Brasil daqui a uns anos?”, completamenta o Jovem senador de Sergipe.

Ainda na opinião de Andrew, a democracia também é fundamental no processo de transformação cidadã, e a participação do povo não é só indicada como obrigatória no processo político democrático. "Conhecer a importância da participação dos jovens na política me fez apaixonar por esse projeto. Por este motivo foi um prazer ter sido premiado”.

Para a professora de Língua Portuguesa e Redação, Fabiana Sabino, foi satisfatório orientar Andrew e ver a certeza de que ele tinha em ser o vencedor. “Ele seguiu divinamente os padrões do concurso e respeitava as regras da correção. Ele já tinha certeza de que seria vencedor”, afirma a professora.

A próxima etapa do programa acontecerá no período de 5 a 9 de agosto, quando os jovens senadores de cada estado se reunirão em Brasília para participar da Semana de Vivência Legislativa, na qual terão a chance de participar de debates, sessões plenárias simuladas e conhecer de perto o funcionamento do Senado.

Para Nadia Cardoso, técnica pedagógica no Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades), vinculado ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), da Seduc, e coordenadora em Sergipe do Programa Jovem Senador/Senado Federal, o Programa Jovem Senador estimula o protagonismo dos estudantes e, por meio das redações, incentiva o conhecimento sobre cidadania e democracia.

“O Programa Jovem Senador seleciona estudantes mediante Concurso de Redação, cuja estrutura é a mesma utilizada na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cada colégio faz uma seleção interna e envia a melhor redação, juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida, para a Seduc. O 1º lugar na etapa nacional participará da Vivência Legislativa, acompanhado do seu professor orientador, com todas as despesas pagas pelo Senado Federal”, destaca.

Classificação final

1º lugar - Andrew Sander Felix de Aragão Pinheiro
Diretoria Regional de Educação 8 (DRE 8) - Colégio estadual João Batista Nascimento, Conjunto Marcos Freire II, Nossa Senhora do Socorro.

2º lugar - Rita de Cássia Santos Rocha Quintela
Diretoria Regional de Educação 1 (DRE 1) - Centro de Excelência Cleonice Soares da Fonseca, Boquim

3º lugar - Ellen Santos Guimarães
Diretoria Regional de Educação 1 (DRE 1) - Centro de Excelência Dr. Antonio Garcia Filho, Umbaúba


IMPRIMIR | E-MAIL