Comissão julgadora avalia redações do Jovem Senador

Agência Senado

Nesta terça-feira (28), a Comissão Julgadora do Programa Jovem Senador começou a avaliação das redações. O tema desta edição é “Os 200 Anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.

O chefe de Serviço do Jovem Senador, George Cardim, explica que esta é a etapa que compete ao Senado, uma vez que as secretarias de educação dos 26 estados da Federação e mais o Distrito Federal fizeram a seleção de 3 textos cada. 

— Para escolher a melhor redação de cada estado, nove participantes da Casa são acionados para ler e dar nota — explica George.

O servidor Gabriel Borges, do Núcleo de Discursos (NDISC), está pela segunda vez participando como parte da comissão e observa que houve uma evolução nas produções dos alunos do Ensino Médio.

— No geral, senti uma melhora e preparo maior dos alunos. Um assunto que apareceu de forma muito vibrante foi o uso de redes sociais e de inteligência artificial no processo eleitoral — disse. 

Victor Gomes, do Núcleo de Redação Legislativa, acredita que a preparação para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ter influenciado positivamente os candidatos do Jovem Senador. 

— Notamos que a estrutura, os elementos de coesão e recursos de argumentação são semelhantes aos adotados pelo Enem, o que pode ter sido positivo para a qualidade dos textos — avalia. 

Telma Venturelli, da Coordenação de Educação Superior (Coesup) do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), se diz muito positivamente impactada pela abordagem dos textos, que destacaram a importância da defesa do estado democrático de direito.

— Pelos textos, eles demonstraram uma preocupação com o tema e que também estão antenados do que acontece na Casa — observa. 


IMPRIMIR | E-MAIL