Inscrições para o programa Jovem Senador 2024 seguem abertas até 30 de abril

Imirante.com

Estudantes podem participar do concurso de redação do Senado Federal.

O programa Jovem Senador 2024 segue com inscrições abertas até o dia 30 dia abril. Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado e frequentando escola pública de ensino médio; ter, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro de 2024; e participar do concurso de redação do Senado Federal realizado na escola onde estuda. O tema deste ano é “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.

O Jovem Senador ocorre anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas a oportunidade de vivenciar a prática política parlamentar, por intermédio da simulação do trabalho legislativo dos senadores e senadoras.

Todos os anos, o Senado Federal envia às escolas estaduais e distritais, que oferecem ensino médio, um kit contendo todas as informações e formulários necessários para viabilizar a inscrição no programa.

Escolha da melhor redação

O processo de escolha dos textos vencedores é feito da seguinte forma: primeiro, cada escola escolhe a melhor redação, que é encaminhada para a Secretaria de Educação estadual. Em seguida, a secretaria seleciona os três melhores textos, sem estabelecer uma ordem de classificação.

Na etapa posterior, uma comissão julgadora do Senado escolhe a melhor redação de cada Estado, e o autor ou autora do texto selecionado se torna um jovem senador ou senadora, representando sua região na Semana de Vivência Legislativa em Brasília.

Em Brasília, os 27 vencedores estaduais participarão, de 5 a 9 de agosto de 2024, da Semana de Vivência Legislativa e são orientados a atuar como representantes de seus estados durante as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas. Nessa Semana, eles vão exercer seus mandatos de jovens senadores e senadoras, debatendo e aprovando projetos que podem virar leis.

Os 27 professores que orientaram os estudantes vencedores estaduais também participarão da Semana de Vivência Legislativa.


IMPRIMIR | E-MAIL