Estudantes vencedores do Projeto Jovem Senador são recebidos pelo secretário de Educação

Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

A jovem senadora Júlia Leone Morais segue para Brasília no próximo dia 19 para representar Pernambuco

Assessoria de Comunicação - 14/11/2018 16:16h

Nesta quarta-feira (14) o Secretário de Educação Fred Amancio recebeu os vencedores da 11º Edição do Concurso do Senado Federal, que este ano trabalhou o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”. Na ocasião foram entregues os certificados de classificação estadual aos três jovens selecionados no estado.

Para representar Pernambuco no Senado Federal, em Brasília, a selecionada foi a estudante do Colégio Militar, Júlia Leone Morais, de 17 anos. Ela escreveu a redação “Mudar para vencer, Muda Brasil”. “Com certeza será uma experiência bem diferente, vou estar de frente com o trabalho legislativo e isso é bem interessante. Essa foi uma forma que o Senado encontrou para aproximar os jovens da política, somos o futuro e é preciso conhecer mais sobre o nosso País”, conta.

A jovem segue para Brasília na Semana Presidencial do Jovem Senador, de 19 a 24 de novembro. A legislatura terá início com a cerimônia de posse e a eleição da mesa jovem, que ocorrem no dia 20 de novembro, no Plenário do Senado Federal, e se encerra com a aprovação dos projetos e com a publicação no Diário do Senado Federal.

O segundo lugar ficou com o estudante Davy Nascimento Gomes Galvão, da Escola Técnica Estadual (ETE) Professora Célia Siqueira, localizada em Tuparetama. Ele fez a redação “Constituição: Organismo Vivo”. “Achei interessante essa proposta do Senado porque transmite para o cidadão a importância do legislativo para a sociedade. É muito relevante discutir sobre a constituição do País, principalmente porque a nossa já está em vigor há 30 anos e é sempre muito oportuno discutir sobre o que precisa mudar, se precisa ou não mudar”, declara.

Com a redação “Constituição Cidadã: Legados e Impasses”, a jovem Cleo Souza Martins, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) José Emílio de Melo, de Tupanatinga, conquistou o 3º lugar estadual. “Na redação busquei tratar a Constituição como algo prático, me aprofundei sobre a sociedade moderna e a sociedade de natureza, sempre procurando mostrar o que mudou até hoje para que assim possamos pensar em pontos para trabalhar a Constituição”, diz.

Na ocasião Fred Amancio entregou os certificados e parabenizou os estudantes. “A força desse projeto não está só na escolha e sim no processo de discussão que ocorre dentro da escola e na oportunidade do tema ser debatido, tanto de uma forma geral, quanto para conhecimento de vocês de língua portuguesa e de redação. Vocês estão aqui representando nosso estado e nossas escolas, estimulando mais estudantes na participação de projetos como esse. Então todos estão de parabéns pelo esforço e dedicação”, pontua o secretário.


 


IMPRIMIR | E-MAIL