Comissão aprova método de ensino diferenciado para os jovens do meio rural

Agência Senado

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (5) o parecer do senador Pedro Chaves (PRB-MS) favorável ao projeto (PLC 184/2017) que inclui a Pedagogia da Alternância na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9.394), como uma das metodologias a serem adotadas pelas escolas em áreas rurais.

A Pedagogia da Alternância, desenvolvida primeiramente na França, busca compatibilizar as atividades teóricas da educação escolar com as atividades práticas do campo. A proposta segue agora para votação do Plenário do Senado.

O método prevê que durante duas semanas os jovens aprendam na escola conhecimentos gerais e técnicos voltados para a realidade agrícola. Na quinzena seguinte, o estudante tem a oportunidade de aplicar esses conhecimentos no campo, geralmente em propriedades familiares ou nos arredores da escola. O método foi estabelecido por educadores e camponeses franceses em 1935, tendo chegado ao Brasil em 1969.


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