Especialistas alertam para baixo índice de aprendizado dos alunos

Agência Senado

Em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) nesta quarta-feira (23), especialistas chamaram a atenção para os níveis de aprendizado entre alunos do Ensino Médio. Desde 2011, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que reúne dados sobre o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações, registra que o resultado do Ensino Médio está estagnado em 3,7. O índice está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Educação: 4,3.

Para a diretora de estudos educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Alvana Maria Bof, os dados mostram uma realidade preocupante.

— Medidas têm de ser tomadas para que os nossos alunos tenham acesso a uma escola de qualidade, permaneça na escola e aprendam — alertou.

De acordo com o último censo escolar, 12% dos alunos do Ensino Médio abandonaram os estudos. A representante da Conferência Nacional da Alternativa por uma Nova Educação, Sonia Goulart, acredita que o fenômeno é culpa de um modelo de ensino antigo - que não coloca o aluno como protagonista - e da falta de valorização dos professores.

— Nossos professores estão adoecendo em proporções tão alarmantes quanto a evasão dos nossos jovens na escola. E isso sinaliza para nós que esta estrutura escolar, esta formação escolar que nós estamos fornecendo hoje está equivocada.

Autor do pedido para o debate na comissão, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) disse que a falta de compromisso dos governantes com a educação compromete o futuro do país.

— É como se a gente tapasse os poços de petróleo brasileiros ao negar educação de qualidade para algumas crianças. E é uma indecência porque essa pessoa não vai poder desenvolver o seu talento — lamentou.

A audiência pública sobre a qualidade do ensino no Brasil foi motivada pela pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, elaborada pelo Conselho Nacional da Indústria em parceria com o movimento Todos pela Educação.

Da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


IMPRIMIR | E-MAIL