Fátima Bezerra registra etapas preparatórias para a Conferência Nacional Popular de Educação

Agência Senado

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) registrou a realização das etapas estaduais de preparação para Conferência Nacional Popular de Educação, marcada para o período de 24 a 26 de maio, em Belo Horizonte. Segundo Fátima, as discussões têm mobilizado gestores, pesquisadores, estudantes, pais e mães de alunos em torno da defesa da educação pública.

Em discurso no Plenário do Senado nesta segunda-feira (23), a senadora criticou o MEC por ter alterado, via decreto, a composição do Fórum Nacional da Educação. Ainda de acordo com Fátima Bezerra, outras iniciativas que representam retrocessos para a educação são a Emenda Constitucional que limita os gastos públicos (EC 95), o fim do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017), que ela chamou de autoritária e enganosa.

— Autoritária porque não dialogou com os estudantes e professores pelo país afora. Autoritária e enganosa porque tá fazendo uma propaganda dizendo aos estudantes que eles vão ter direito aos cinco itinerários formativos, etc, quando, na realidade, não é isso que está acontecendo, dada a precariedade e a realidade do ensino médio pelo país afora.


IMPRIMIR | E-MAIL