Evasão da educação básica em escolas públicas será tema de audiência

Agência Senado

Os índices de reprovação e de evasão das escolas públicas de educação básica serão debatidos em audiência, nesta quarta-feira (25), pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A educação básica corresponde às etapas de ensino infantil, fundamental e médio.

A iniciativa do debate é do senador Telmário Mota (PTB-RR). Ele indica no requerimento que, em 2016, cerca de 3 milhões de alunos da educação básica foram reprovados, de acordo com levantamento feito pelo IDados, a partir do Censo Escolar anual. Telmário estimou um prejuízo de R$ 16 milhões naquele ano em razão das reprovações. Por isso, a intenção é que a audiência contribua para avaliar a gravidade do cenário, além de considerar propostas que permitam superar a situação.

“Além dos custos econômicos, há também os de ordem social, pois são exatamente os estudantes oriundos das famílias mais pobres os maiores prejudicados pela dificuldade estatal de atender a diretriz constitucional da educação de qualidade para todos”, afirmou o senador no pedido de audiência.


IMPRIMIR | E-MAIL