Estudantes aprendem na prática sobre democracia

Secretaria de Educação do Distrito Federal - Web

O poder legislativo é parte fundamental para a democracia e entender como ele funciona torna os cidadãos mais capazes de propor melhorias para o país. Pensando nessa ideia, a Secretaria de Educação do DF promove diversas parcerias com as Câmaras Federal e Legislativa e traz a cidadania para dentro das escolas.

Entre os projetos desenvolvidos está o Câmara Mirim, em que estudantes do ensino fundamental vivem a experiência de serem parlamentares, elaborando, debatendo e votando projetos de lei. Para participar, os alunos devem encaminhar um projeto de lei para a Câmara dos Deputados. No total, 350 jovens de todo o país são escolhidos para participar das sessões, realizadas na Câmara dos Deputados.

O direito ao voto é outro aspecto essencial à participação popular. Para destacar o papel das eleições, o projeto Eleitor Mirim, também realizado pela Câmara Federal, promove votações entre candidatos criados pelos próprios estudantes. Com urnas eletrônicas de verdade, alunos de todo o país podem votar no representante que considerarem melhor.

Os jovens também são contemplados pelos programas desenvolvidos ente Educação e Legislativo. É o caso do Parlamento Jovem, voltado para estudantes do Ensino Médio, transformando 78 adolescentes em parlamentares com intuito de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade.

Com ideia semelhante, o Senado Federal conta com o programa Jovem Senador, em que 27 estudantes de ensino médio— um por unidade da Federação — são selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.

E as unidades escolares ainda podem fazer visitas à Casa por meio do programa Escola na Câmara. Voltado para alunos de ensino fundamental, a ação tem como objetivo promover uma aproximação entre escolas e o Parlamento, contando com o engajamento de professores e com uma troca de experiências para, desde cedo, trabalhar valores democráticos em sala de aula.

No início de cada semestre, a equipe sorteia uma região administrativa do Distrito Federal e encaminha, para a sua Regional de Ensino, um convite de participação no programa. Uma vez estabelecida a comunicação com a Regional, é hora de fazer contato com as escolas e convidar os professores a se inscreverem no programa.


IMPRIMIR | E-MAIL