Senado cria hotsite com iniciativas da Casa no combate ao novo coronavírus

Da Comunicação Interna | 30/04/2020, 17h52

O Senado criou um hotsite que reúne as iniciativas da Casa no enfrentamento da covid-19. São informações sobre as matérias já votadas e as que estão tramitando relacionadas ao tema, o sistema de votação remota, as reportagens produzidas e as ações internas para proteger os colaboradores do novo coronavírus. Reúne também os atos normativos dos governos federal, estaduais e municipais para combater a pandemia.

Os conteúdos são produzidos por diversas áreas do Senado, como a Secretaria-Geral da Mesa (SGM), Prodasen, Secretaria de Comunicação Social (Secom), Instituição Fiscal Independente (IFI), Consultorias Legislativa e de Orçamento e Secretaria de Gestão de Informação e Documentação.

A criação do hotsite foi encomendada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que acolheu a sugestão do senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL). A plataforma digital, disse Rodrigo, é um passo inovador e importante para ajudar no combate ao vírus e integra a produção e gestão do conhecimento de várias áreas do Senado Federal relativas à pandemia.

— Nesta primeira etapa, a rede facilita o acesso à informação. Na segunda etapa, a plataforma pretende evoluir para funcionar como uma rede dinâmica e que potencializa a integração de instituições e iniciativas públicas e da sociedade civil envolvidas no combate à covid-19 — informou o senador alagoano.

Para Rodrigo Cunha, muito mais do que legislar e fiscalizar, é chegado o momento de inaugurar um Parlamento que atue como uma instância de governança, articulação social e produção de inteligência de dados.

Orçamento

Secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira destaca entre os conteúdos do site, a classificação dos projetos por tema, como administrativo, econômico, jurídico, orçamentário, social e relativo a homenagens. A iniciativa permite que a pessoa pesquise diretamente no assunto que interessa a ela.

Bandeira cita também as informações sobre os gastos do governo federal para o enfrentamento da pandemia. Os dados são do Siga Brasil, sistema de informações sobre o Orçamento público federal desenvolvido pela Consultoria de Orçamento em parceria com o Prodasen, e estão no Painel Cidadão, onde é possível pesquisar sem conhecer as classificações orçamentárias.

— Isso é informação de utilidade pública, tanto para o cidadão, como fiscal da lei, quanto para o próprio governante — disse o servidor.

Integração

Para a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, o objetivo do site é compartilhar não apenas o material legislativo, mas as experiências da Casa durante a pandemia. As informações, disse ela, podem inspirar e auxiliar pessoas e outras instituições na adoção de medidas contra o novo coronavírus.

— O hotsite é intuitivo, como o portal do Senado, e dinâmico, pois a atualização é automática. O importante é que quem esteja interessado não tenha dificuldades de achar as informações, que precisam ser claras e fáceis de ser encontradas.

Segundo Ilana, o hotsite é exemplo da integração dos vários setores da Casa. O desenvolvimento coube à Secretaria do Comitê de Internet do Senado e às Coordenações de Soluções de Tecnologia da Informação Corporativa e de Informática Legislativa e Parlamentar, ambas do Prodasen.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)