Instituição prevê quadro preocupante

Guilherme Oliveira | 29/03/2017, 18h33

A Instituição Fiscal Independente do Senado (IFI) pinta um quadro preocupante para a evolução da dívida nos próximos anos. Em seu relatório mensal de acompanhamento fiscal de fevereiro, a IFI faz uma projeção do endividamento até 2021 e alerta para o risco sobre a capacidade de o país honrar seus compromissos e manter o controle da dívida.

Segundo o estudo, a recessão no período 2016-2017 e o acúmulo de deficits fiscais a partir de 2014 farão a dívida se agigantar, alcançado um valor correspondente a cerca de 84% do PIB em 2021. Ainda segundo a IFI, há uma chance “não desprezível” de que o endividamento bruto ultrapasse 100% de toda a produção econômica do país naquele momento.

Os técnicos da IFI estimam que essa alta acontecerá mesmo dentro de um cenário econômico com elementos favoráveis. As projeções que concluíram pela sequência de crescimento da dívida levaram em consideração, por exemplo, a queda da inflação nos próximos anos, a recuperação das receitas do governo, a contenção das despesas públicas e o crescimento real do PIB.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)