Ireneu Orth toma posse como senador

Da Agência Senado | 10/04/2024, 18h28

Foi empossado no Senado nesta quarta-feira (10) o senador Ireneu Orth (PP-RS), primeiro suplente do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), que pediu licença do mandato por quatro meses. Ireneu Orth afirmou que trabalhará em prol do cooperativismo, municipalismo, setor rural, infraestrutura, saúde, desenvolvimento, crescimento econômico e justiça social.

— No setor agrícola, buscarei fortalecer ainda mais nossas políticas de apoio aos produtores rurais, focando na sustentabilidade e na inovação tecnológica para que o Rio Grande do Sul e o Brasil continuem sendo referências na produção agrícola mundial. Na infraestrutura, darei continuidade ao trabalho pela melhoria de nossas estradas, pontes, ferrovias, hidrovias e o nosso importante e necessário segundo porto que será construído no litoral gaúcho, no município de Arroio do Sal — afirmou Ireneu Orth.

Produtor rural, empresário e ex-prefeito do município de Tapera (RS), onde nasceu, Ireneu Orth tem 73 anos e é um dos fundadores da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul. Foi também presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí, do Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí e da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos Municipais.

— Reitero meu compromisso de trabalhar com dedicação, transparência e diálogo aberto com todos os setores da sociedade; de lutar pela democracia e pela liberdade de expressão, tão comentada e tão difícil nos últimos tempos, no nosso país. Estou ciente dos desafios que enfrentaremos, mas também das imensas possibilidades que podemos construir juntos. Inspirado pela trajetória do senador Heinze e com o apoio de cada uma das senadoras e de cada um dos senadores, e também com o povo gaúcho, estou confiante de que podemos avançar na construção de um país mais justo, mais próspero e mais fraterno — disse o novo senador.

Conduzido à Mesa do Senado pelos senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Tereza Cristina (PP-MT) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Ireneu Orth foi empossado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Em apartes, deram boas-vindas a Ireneu Orth os senadores Eduardo Girão (Novo-CE), Damares Alves (Republicanos-DF), Jorge Seif (PL-SC), Magno Malta (PL-ES), Zequinha Marinho (Podemos-PA) e Rogerio Marinho (PL-RN).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)