Confúcio Moura critica reeleição e negligência com boas políticas públicas

Da Agência Senado | 21/03/2024, 15h48

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), em discurso no Plenário nesta quinta-feira (21), destacou a importância de o Brasil priorizar políticas públicas e pensar além da reeleição. Para o senador, quando um governante coloca a reeleição como prioridade, compromete o futuro do país e negligencia políticas de crescimento sustentável.

— O populismo é prejudicial a todo mundo. E não se cria um estadista com populismo. E nem com crenças em figuras consideradas divindades. A outra dificuldade brasileira é justamente a falta de continuidade de boas políticas implantadas por um governante e desprezadas por outros.

Confúcio Moura apontou a escassez de recursos para investimentos no Brasil e a urgência em aumentar essa margem, considerando a reforma tributária como passo inicial. O parlamentar ressaltou a importância do avanço na educação básica e no ensino médio profissional [como políticas públicas] fundamentais para o crescimento do país, além de frisar a necessidade de uma gestão responsável dos recursos públicos, evitando obras inacabadas e desperdício de verbas.

— Que o Brasil possa aprender com as boas práticas e os bons programas iniciados no passado e paralisados, com as experiências inovadoras em muitos estados brasileiros e municípios. Há muita criatividade em execução neste país e [também] acervo de políticas erradas do passado, que não podem ser repetidas porque empobrecem o Brasil.

O senador sugeriu a leitura do livro organizado pelo economista Marcos Mendes. Considerou que a obra é muito bem feita, mostrando como não podemos errar e repetir políticas erradas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)