Parlasul acompanha ações dos países do bloco no combate à pandemia

Da Redação | 16/04/2020, 19h39

Desde o início da crise provocada pela pandemia do coronavírus, o Parlamento do Mercosul (Parlasul) promove reuniões virtuais para tratar do monitoramento das ações tomadas pelos governos e legislativos dos países do bloco sobre a situação. Os parlamentares integrantes das comissões de Saúde, Assuntos Econômicos, Direitos Humanos, Trabalho e Defesa estudam o impacto da covid-19 na região.

A Mesa Diretora do Parlasul defende a elaboração de ações comuns que tenham como base as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan Americana da Saúde (Opas). Essas ações deverão considerar a necessidade de identificar a capacidade de desenvolvimento de medicamentos, vacinas e suprimentos de diagnóstico necessários para o controle da covid-19. Os parlamentares também discutiram o fortalecimento da rede de laboratórios públicos que atuam no setor.

Desde a primeira reunião, no último dia 3, foram destacadas a necessidade do trabalho articulado entre ministros da Saúde dos países do bloco (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai); o controle mais eficaz de fronteiras, com as suas particularidades; a facilitação do retorno das pessoas para o seu local de origem; o aporte de créditos para o combate à pandemia junto a instituições, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e a destinação de U$ 15 milhões do Fundo Central de Resposta de Emergência da Organização das Nações Unidas (ONU)  para financiar esforços de países vulneráveis contra a disseminação da doença.  

O presidente do Parlasul, o argentino Oscar Laborde afirmou que os governos devem assumir a responsabilidade de orientar as pessoas a sair da pandemia mais rapidamente e, em seguida, "enfrentar o outro problema que temos na América Latina, que é a luta contra a pobreza".

Acordos

Já na reunião desta quarta-feira (15) foram definidos três acordos: o primeiro, um convite formal aos ministros de Segurança e Defesa dos países do Mercosul; segundo, uma proposta que será apresentada ao Plenário para a formação de uma Comissão Especial da covid-19 com o objetivo de trabalhar temas referentes a pandemia e a pós-pandemia; e terceiro, também nas próximas reuniões, convocar o presidente do Parlasul, pessoalmente às reuniões.

Para esta sexta-feira (17) estão marcados mais dois encontros das comissões. No próximo dia 27, o chefe da representação brasileira no Parlasul, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), participará da reunião da Mesa Diretora.    

Com Agência Câmara

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)