Realização do 15º Seminário LGBT no Congresso Nacional é aprovada pela CAS

Da Redação | 18/04/2018, 12h04

Por iniciativa da presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), e da presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), senadora Regina Sousa (PT-PI), foi aprovada a realização do 15º Seminário LGBT no Congresso Nacional. O requerimento (RAS 9/2018) sobre o tema foi aprovado nesta quarta-feira (18) pela CAS.

Segundo Marta, o foco da nova edição do evento, cuja data ainda será definida, será a cidadania do povo LGBT com destaque para os processos de envelhecimento e a terceira idade. Deverão ser convidados a participar do seminário a cartunista Laerte Coutinho, o escritor João Silvério Trevisan, a ativista Anyky Lima e o bailarino Bayard Tonelli, fundador do grupo Dzi Croquettes.

- Quando se chega à velhice, o que se deve fazer? Como ampliar a expectativa de vida dos LGBTs, sobretudo gays afeminados, lésbicas e trans pobres? E para quem sobrevive aos perigos que cercam, como encarar a velhice? O que é a terceira idade LGBT? Qual é a visibilidade? Quais são as políticas? Esses são os temas que eu penso que merecem uma reflexão por parte da sociedade - destacou Marta durante a análise do requerimento.

Ainda de acordo com o requerimento, é possível a adesão de outras comissões, tanto do Senado quanto da Câmara dos Deputados, à organização do Seminário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)