Fátima Bezerra convoca mulheres a lutar por seus direitos

Da Redação | 08/03/2018, 12h14

Em discurso pelo Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (8), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) as convocou para a luta e para a resistência em defesa da democracia e dos direitos que lhes estão sendo retirados, em tempos considerados de "retrocesso e ataques". Ela também lamentou a baixa representatividade feminina no Parlamento, e lembrou que as mulheres são maioria na população (52%) e podem ajudar a mudar esse quadro.

Fátima Bezerra apontou como retrocesso o que a reforma trabalhista fez, permitindo a troca do trabalho com carteira assinada por um emprego com vínculo precário. Classificou como um "ato desumano" permitir que a grávida e a lactante trabalhem em locais insalubres. E disse ser  inadmissível a PEC, a tramitar na Câmara, que permite o desmonte da Previdência Pública, com consequências severas para a vida dos trabalhadores, mas que recairão mais fortemente sobre as mulheres. Elas se aposentarão mais tarde, e professores, que em sua maioria são mulheres, também perderão o regime especial de aposentadoria, afirmou a senadora.

— Mais do que nunca, as mulheres sabem do papel protagonista, de vanguarda, que tem a exercer, no sentido de defender com muito amor e convicção a democracia e nossos direitos, que passa por ter direito a uma aposentadoria digna e justa, e que passa pela luta pelo fim da violência contra as mulheres e por nenhum direito a menos — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)