CDH ouve ex-presidente da Funai sobre denúncias contra o governo

Da Redação | 23/06/2017, 09h28

O ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) Antônio Fernandes Toninho Costa será ouvido na segunda-feira (26) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Ele foi chamado para esclarecer denúncias feitas contra o governo após sua exoneração, no início de maio. A reunião está marcada para as 9h30.

O requerimento de realização da audiência é da senadora Fátima Bezerra (PT-RN). Ela observa no pedido que, após saber de sua exoneração pelo Diário Oficial, Costa acusou o governo, em entrevista à imprensa, de querer preencher cargos da Funai com indicados políticos que não conhecem as causas indígenas. Ele disse também à imprensa ter sido demitido do comando da fundação porque é honesto e não concordou em fazer o que não deveria.

Para a senadora, as denúncias merecem atenção porque revelam ataques que têm sido organizados pelo governo aos povos indígenas. "Nota-se o crescimento assombroso da violência contra os índios, o que tem contado com o silêncio e a inércia do governo federal. São capangas, pistoleiros e matadores de aluguel que estão sendo contratados para intimidar e expulsar as populações indígenas de suas terras", afirma a senadora no requerimento.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)