Reguffe propõe correção automática do Imposto de Renda da Pessoa Física

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/02/2017, 16h52

O senador Reguffe (sem partido-DF) defendeu nesta quarta-feira (8) projeto seu que corrige, automaticamente, os limites de isenção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física pela inflação do ano anterior, mais 1%. Assim, de acordo com Reguffe, será possível, ao longo dos próximos anos, acabar com a defasagem dos limites de isenção do IRPF, que, nos últimos 20 anos, chega a 83%.

O senador ainda cobrou do governo a correção imediata dos limites de isenção da tabela deste ano do IRPF pelo índice da inflação do ano passado.

Segundo Reguffe, essa medida está prevista no Orçamento deste ano, mas, ao deixar para corrigir a tabela apenas no meio do ano, o governo obriga a pagar imposto quem não precisa, ou pagar a mais quem poderia pagar menos.

— O governo não corrige os limites de isenção da tabela do Imposto de Renda no mês de janeiro, para corrigir no meio do ano, para poder, naqueles meses em que não foram corrigidos os limites de isenção da tabela do Imposto de Renda, recolher mais impostos do contribuinte. Isso não é correto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)