Lasier Martins critica alterações feitas pela Câmara no pacote anticorrupção

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/11/2016, 19h24

O senador Lasier Martins (PDT-RS) criticou as mudanças feitas pela Câmara dos Deputados no pacote que reúne um conjunto de medidas de combate à corrupção. De acordo com Lasier, os deputados desfiguraram o pacote proposto pelo Ministério Público Federal e incluíram mecanismos para intimidar a polícia, o Ministério Público e o Judiciário.

- A Câmara perdeu a chance de prestar um serviço ao Brasil e, movidos por uma sede de vingança contra o MP e contra o Judiciário, começaram uma crise institucional que tende a se agravar proximamente. A democracia do Brasil enfraquece - alertou o senador.

Lasier também protestou contra o projeto que trata do abuso de autoridade. De acordo com o senador, o objetivo da proposta é criar constrangimentos à ação dos agentes públicos e não serve à democracia.

O senador disse que o projeto tem uma tipificação vaga de vários dispositivos e ressaltou que há uma inversão de valores ao permitir que investigados possam processar criminalmente os investigadores. De acordo com nota do Ministério Público, lida pelo senador, crimes excessivamente vagos dão margem a subjetivismo na aplicação da lei e perseguições, não toleradas pelo Direito Penal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)