Rose de Freitas critica cultura machista do país

Da Redação | 24/06/2016, 11h51

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) fez um discurso, nesta sexta-feira (24), em Plenário, contra o machismo no Brasil. A senadora recordou a notícia sobre a fala polêmica de um promotor de Justiça numa prova oral do concurso do Ministério Público, de cuja banca o promotor fazia parte. Ele teria afirmado que, na situação hipotética de um estupro coletivo, o agressor que já estava em conjunção carnal com a vítima “ficou com a melhor parte, dependendo da vítima”.

Para a senadora, o machismo no Brasil está longe de terminar e está apenas sendo vigiado. Rose afirmou que o que precisa ser destruído é toda uma cultura, não uma doença.

— Nos últimos dois meses, acho que nós vimos três ou quatro estupros coletivos sendo relatados. E nós estamos falando do que, afinal? Estamos falando do comportamento de uma sociedade. E o país tem que enfrentar isso não só como uma doença, mas como uma cultura que tem que ser extinta. Ela tem que acabar — afirmou.

Rose disse ainda que espera que a secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República faça um pronunciamento e tome uma atitude em relação ao caso do promotor. As senadoras Simone Tebet (PMDB-MS) e Ana Amélia (PP-RS) também manifestaram, em aparte ao discurso da senadora, indignação com o fato.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)