Paulo Paim lê em Plenário nota da CDH que condena atentado à boate gay nos EUA

Da Redação e Da Rádio Senado | 13/06/2016, 18h35

O senador Paulo Paim (PT-RS), que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), leu nesta segunda-feira (13), em Plenário, a nota pública divulgada pelo colegiado, repudiando o massacre que ocorreu em uma boate gay na cidade de Orlando, nos Estados Unidos, no último domingo.

Na nota, a CDH lamenta o falecimento de jovens que buscavam somente a felicidade e afirma que o grau de intolerância e ódio vivenciado cotidianamente mostra que estamos distantes da tão sonhada convivência pacífica e harmoniosa no planeta.

— A sociedade atual é responsável sim por essa situação. Conclamamos a todos — e aos poderes constituídos — ao debate e à meditação. Que país queremos para o nosso povo? Lutar pelos direitos humanos requer consciência, certeza e coragem para podermos propor para as novas gerações o sentimento único que a humanidade necessita. O amor que pode nos conduzir ao único caminho da paz entre os seres humanos — afirmou.

Paim também usou a tribuna para pedir o combate ao trabalho infantil e comemorar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que manteve a constitucionalidade do Estatuto da Pessoa com Deficiência e a obrigatoriedade das escolas particulares não cobrarem mensalidades mais altas de alunos portadores de necessidades especiais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)