É FALSO que documento assinado por governadores tenha sido protocolado no Senado

Vídeos publicados nas redes sociais afirmam que documento assinado por 12 governadores, pedindo intervenção no Supremo Tribunal Federal (STF), teria sido protocolado no Senado. Essa informação é FALSA. Não existe registro de documento sobre esse assunto no Senado Federal.
O que diz a lei?
De acordo com a nossa legislação, não existe previsão de intervenção no STF. A Constituição estabelece que o Legislativo, o Executivo e o Judiciário são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si (Art. 2 da CF).
A Constituição diz que compete ao Senado Federal processar e julgar ministros do STF em casos de crimes de responsabilidade (Art. 52 da CF).
Os crimes de responsabilidade são definidos na Lei nº 1.079/1950, conhecida como Lei do Impeachment. É essa norma legal que permite que qualquer cidadão, seja parlamentar ou não, denuncie os ministros do Supremo Tribunal Federal e o Procurador Geral da República.
As denúncias devem ser entregues diretamente ao Senado. Após protocoladas, recebem o nome oficial de Petição (PET). Veja aqui as petições protocoladas até o momento: https://bit.ly/44OFWqp.
Como se proteger de fake news?
A desinformação usa táticas para confundir você. Veja aqui alguns alertas sobre os vídeos com as falsas informações que circulam nas redes sociais.
✔️ Fontes genéricas: os vídeos não destacam fonte oficial e não relatam com precisão os acontecimentos. Fontes e dados genéricos são muito comuns em conteúdos falsos.
✔️ Alerta deepfake: a inteligência artificial está cada vez mais sofisticada. Muito cuidado com vídeos que utilizam a imagem e a voz de supostos famosos, autoridades ou desconhecidos. Esses conteúdos fraudulentos, produzidos por IA (com rostos e vozes manipuladas), são usados para prejudicar e desacreditar pessoas.
✔️Priorize fontes oficiais: as informações sobre as atividades do Senado são noticiadas no Portal Senado Notícias: https://www12.senado.leg.br/noticias
Esse conteúdo foi checado pelo Senado Verifica, serviço oficial de combate à desinformação do Senado Federal. A verificação é feita por uma equipe de jornalistas que recebe informações enviadas pelos cidadãos ou que estejam sendo propagadas nas plataformas digitais.
Mais notícias sobre: