Apresentação
Senado Verifica – Fato ou Fake? é um canal de interação com o cidadão destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado publicadas em quaisquer meios de comunicação e nas redes sociais, consideradas falsas, incorretas ou que tenham a finalidade de gerar engano ou ânimo contrário à instituição. É uma importante contribuição do Senado à defesa da liberdade de expressão e da democracia, tendo em vista o impacto nocivo da desinformação sobre a sociedade e suas instituições.
Como funciona
A checagem é feita por uma equipe de jornalistas que recebe as informações enviadas pelos cidadãos ou selecionadas a partir do acompanhamento de notícias publicadas sobre o Senado nos meios de comunicações e nas plataformas digitais. As respostas enviadas aos cidadãos e as demais checagens poderão ser publicadas na página do Senado Verifica: Fato ou Fake?. Veja todas as Checagens.
Como participar
O cidadão poderá solicitar a checagem por meio dos canais de relacionamento do Senado — Fale com o Senado, conforme a Política de Uso do serviço.
Os canais são:
WhatsApp: +55 61 98190-0601
Telefone: 0800 0 61 2211 (ligação gratuita de todo o Brasil, por telefone fixo e celular)
Formulário de mensagem: acesse aqui.
Email: senadoverifica@senado.leg.br
Como identificar notícias falsas
Siga os passos abaixo para identificar mensagens que desinformam.- Veja se os títulos apelam para o exagero e abusam de recurso visuais, como negrito, letra maiúscula e pontos de exclamação;
- Preste atenção no texto. Geralmente notícia falsa tem erros de ortografia concordância ou lógica;
- Veja se a mensagem estimula o compartilhamento rápido, sem pensar;
- Pesquise se a notícia foi divulgada em outro veículo de comunicação;
- Quem é o autor? Quem mandou?. Pesquise se a pessoa realmente existe e se é de confiança. O texto possui uma fonte ou referência confiável?
- Se você tiver dúvida sobre a mensagem, não compartilhe.
Ajude a combater a desinformação!