13/10/2023
Começou a circular, na internet e em grupos de WhatsApp, vídeo sobre a Embaixada da Palestina que teria sido retirado do ar após exibição pela TV Senado.
Isso é falso! O vídeo compartilhado nunca foi exibido pela TV Senado.
A TV Senado, inaugurada em 1996, foi a primeira emissora legislativa do Brasil com alcance nacional. É mantida pelo Senado Federal e tem a finalidade de transmitir, diariamente, as atividades da Casa.
A programação — 24 horas no ar, inclusive aos finais de semana — consiste na transmissão de reuniões das comissões e sessões plenárias. Inclui jornalismo diário sobre o que acontece no Senado e programas jornalísticos, de entrevista e culturais. Documentários, produtos digitais e institucionais também integram a grade de programação.
A TV Senado prima pela responsabilidade editorial de sua programação. Todos os conteúdos veiculados exibem sua marca d’água selada no canto da imagem.
Além disso, trabalha com qualidade técnica e profissional de captação e com informações verificadas e contextualizadas, com o objetivo de cumprir a missão de melhor servir o cidadão com comunicação pública confiável. Esses cuidados não são observados no vídeo encaminhado.
A melhor maneira de acompanhar a emissora e ter garantia da autoria do material recebido é assistir ao conteúdo completo da emissora nos canais de TV aberta ou por assinatura. Veja como sintonizar aqui.
Também é possível seguir os perfis oficiais nas redes sociais ou no canal da TV Senado no YouTube:
Combate à desinformação
O Senado Federal tem o compromisso de combater notícias falsas, devido ao impacto nocivo da desinformação sobre a sociedade e suas instituições.
É comum a circulação de notícias falsas sobre interferência editorial na TV Senado. Vídeos como esse, disseminados pelas redes sociais, buscam emprestar a notícias falsas a credibilidade que a emissora tem junto ao cidadão.
O Senado já publicou matéria sobre isso:
Notícia falsa envolvendo TV Senado volta a circular no WhatsApp.
TV Senado mandou tirar do ar. Isso é fake!
Embaixada
Sobre a Embaixada do Estado da Palestina, a representação funciona em terreno doado pela União, conforme o Projeto de lei (PL) 4385/2008, transformado na Lei nº 12.231/2010.
A doação de terrenos para a instalação de representação de estado estrangeiro no Brasil depende da cessão de imóvel no país, como está previsto na Lei nº 6.294/1975.
Senado Verifica – Fato ou Fake? é um serviço da Secretaria de Comunicação Social destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado Federal para o combate a fake news. Saiba mais aqui.
Para solicitar uma verificação, entre em contato por email: senadoverifica@senado.leg.br ou pelo 0800 0 61 2211 (ligação gratuita de todo o Brasil, por telefone fixo e celular) ou pelo WhatsApp: +55 61 98190-0601. Você também pode usar o Formulário de mensagem da Ouvidoria do Senado.