80 anos do Amapá, onde começa o Brasil — Rádio Senado
Reportagem Especial

80 anos do Amapá, onde começa o Brasil

O Amapá se tornou território federal em setembro de 1943, por decreto presidencial de Getúlio Vargas; e com a promulgação da Constituição Federal de 1988, foi transformado em estado. Mas a ocupação daquela região, situada entre os rios Amazonas e Oiapoque, aconteceu muitos séculos antes disso. O desenvolvimento do estado e a formação de sua população são tema da reportagem “80 anos do Amapá, onde começa o Brasil”.

Em 13 de setembro de 1943, plena Segunda Guerra Mundial, o então presidente da República, Getúlio Vargas, assinou decreto-lei criando cinco novos territórios federais, entre eles o do Amapá. Vargas também indicou o município homônimo Amapá para ser a capital do território. Empossado primeiro governador, porém, o capitão Janary Gentil Nunes preferiu estabelecer a capital em Macapá, devido à sua posição estratégica no delta do Rio Amazonas, onde já estava construída a imponente fortaleza de São José do Macapá.

Os primeiros anos como território foram marcados por fortes investimentos em infraestrutura, incluindo a construção de escolas, hospital, prédios públicos e ainda a abertura de amplas vias urbanas. A partir de 1988, o Amapá foi transformado em estado com a promulgação da atual Constituição Federal. O estado ainda preserva viva a memória desses tempos, e também da época em que foi alvo de acirrada disputa fronteiriça entre Brasil e França.

Na reportagem “80 anos do Amapá, onde começa o Brasil”, o jornalista Celso Cavalcanti ouve historiadores, sociólogos e artistas amapaenses, que trazem fatos e reflexões importantes sobre a história do estado e a formação de sua população. A matéria também apresenta algumas das principais manifestações culturais locais, como o Marabaixo, declarado patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

12/09/2023, 16h51 - ATUALIZADO EM 12/09/2023, 16h53
Duração de áudio: 22:28
22:2880 anos do Amapá, onde começa o Brasil
1ª parte
07:33
2ª parte
07:26
3ª parte
07:29
Ao vivo
00:0000:00