Nascidos em 42: a história de gigantes da MPB — Rádio Senado
Reportagem Especial

Nascidos em 42: a história de gigantes da MPB

“Nascidos em 42” conta a história de cantores como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Paulinho da Viola.

O ano de 1942 marca os nascimentos de artistas consagrados da Música Popular Brasileira. Sendo assim, completam 80 anos em 2022 cantores como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Paulinho da Viola.

Cada um com seu estilo, esses artistas marcaram a história da música brasileira, seja por trazer novo paradigmas para o cenário musical, seja valorizando o samba tradicional ou até mesmo incentivando a luta por democracia no país.

Na Reportagem Especial “Nascidos em 42” dos jornalistas Pedro Pincer e Rodrigo Resende a Rádio Senado presta homenagem a esses gigantes da cultura brasileira e também lembra outras trajetórias de nascidos naquele ano, caso de Tim Maia, Celly Campelo, Clara Nunes e Nara Leão.

04/04/2022, 17h05 - ATUALIZADO EM 04/04/2022, 17h06
Duração de áudio: 30:00
30:00Nascidos em 42: a história de gigantes da MPB
1ª parte - Gilberto Gil
06:00

Transcrição LOC: EM 26 DE JUNHO DE 1942, A MÚSICA BRASILEIRA VIA NASCER UMA FIGURA IMORTAL. LOC: A TRAJETÓRIA DE GILBERTO PASSOS GIL MOREIRA ESTÁ NO PRIMEIRO CAPÍTULO DA REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42”. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO.  (REP) “Nós, os homens, somos pecadores e estamos sempre entre a virtude e o pecado. Numa situação de pressão mais aguda, acerca do que somos e o que devemos ser, essa dimensão da realidade fica mais evidente. Em alguns aspectos há progressos nas relações sociais; mas em outros, não. Continuamos conservadores, reacionários por vezes. No aspecto da solidariedade, que neste momento seria mais exigida, existem aqueles que reagem melhor e outros, pior. Desigualdades foram escancaradas. Há um descompasso muito grande entre as possibilidades de uns e as de outros. O modo como os mais pobres são mais afetados”. Essas palavras são de Gilberto Gil, um homem que nasceu em meio à Segunda Guerra Mundial; e que talvez, por isso mesmo, cante aos quatro ventos que a paz invadiu o seu coração:  Sobe Som A Paz  (A paz, Invadiu o meu coração De repente me encheu de paz Como se o vento de um tufão Arrancasse meus pés do chão Onde eu já não me enterro mais    A carreira de Gilberto Gil começou influenciada por Luiz Gonzaga, no acordeon. Quando surgiu outro Gilberto, o João, Gil viu-se mais uma vez influenciado por outro grande artista e decidiu se aprofundar nos estudos e na composição com o violão.  Suas canções, sempre com características muito pessoais, logo começaram a fazer sucesso. Seu primeiro LP foi lançado em 1967, álbum no qual Gil colocou elementos musicais notadamente regionais, vistos em músicas como “Procissão” e “Louvação”. Sobe Som Louvação (Vou fazer a louvação - louvação, louvação Do que deve ser louvado - ser louvado, ser louvado Meu povo, preste atenção - atenção, atenção Repare se estou errado Louvando o que bem merece Deixo o que é ruim de lado) . (REP): O músico e pesquisador Charles Gavin fala sobre o caldeirão de influências que fervilhava a mente de Gil àquela altura   Gavin 1- Ainda como consequência de João Gilberto, Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e todos os gênios da Bossa Nova, Carlos Lyra, Roberto Menescal, João Donato veio um pouco depois, mas está nesse contexto. (REP): Pouco depois, Gil seria um dos baluartes de um dos principais movimentos da história da música braslleira, o Tropicalismo: Sobe Som Aquele Abraço (O Rio de Janeiro continua lindo O Rio de Janeiro continua sendo O Rio de Janeiro, Fevereiro e Março Alô, alô, Realengo Aquele Abraço!Alô torcida do Flamengo Aquele abraço) Gavin aponta a importância, o pioneirismo e o caráter revolucionário do que estava acontecendo, em plena ditadura militar  : Gavin 2  -. Que é um olhar, para mim talvez o olhar mais completo sobre a cultura brasileira até hoje, porque ela engloba absolutamente tudo, então no tropicalismo, tudo era possível. A cultura de massa, como se chamava na época, a mídia chamava de cultura de massa, participar do programa do Chacrinha, que os intelectuais torciam o nariz, achavam aquilo o fim da picada. (REP): Já o professor Ricardo Cravo Albin destaca a importância de Gilberto Gil como representante ativo e orgulhoso do povo negro.  Sobe Som Sarará Miolo Cravo Albin 1–   E defesas do grande legado negro que Gilberto Gil representa um desses legados, de uma maneira muito clara, pela bossa, pelo ritmo dele, pelo talento dele e por tudo  Rep: Por falar em tudo, quando você acha que um ícone como Gil já alcançou o que podia na carreira, até a imortalidade, já que foi recém-eleito para a Academia Brasileira de Letras, eis que cientistas do Pará Batizaram de Rhinatrema gilbertogili uma espécie rara de anfíbio, da Amazônia. Quem explica melhor é o biólogo Adriano Maciel, do Museu Emílio Goeldi, em Belém: Adriano Maciel  –  A escolha do nome em homenagem a Gilberto Gil foi primeiramente uma escolha minha como primeiro autor do artigo de descrição da espécie. Os outros três autores do trabalho, pesquisadores da Universidade Federal do Pará, concordaram com o nome e então publicamos o artigo na South American Journal of Herpetology, uma revista de circulação internacional da Sociedade Brasileira de Herpetologia . Rep: Gil cantou o tempo: Sobe Som Tempo Rei - Tempo rei, ó, tempo rei, ó, tempo reiTransformai as velhas formas do viverEnsinai-me, ó, pai, o que eu ainda não sei Mãe Senhora do Perpétuo, socorrei”. (REP): Gil já pensou até em fugir – Sobe Som Vamos Fugir -Vamos fugir deste lugar, baby!Vamos fugir Tô cansado de esperar Que você me carregueVamos fugirPra outro lugar, baby! Vamos fugir Pra onde quer que você vá Que você me carregue  Mas Gil acima de tudo, nunca perdeu a fé, porque ela não costuma falhar– Sobe Som Andar com fé  - Andá com fé eu vou Que a fé não costuma faiá Andá com fé eu vou Que a fé não costuma faiá Andá com fé eu vou Que a fé não costuma faiá Andá com fé eu vou Que a fé não costuma faiá LOC: NA PRÓXIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42” VOCÊ VAI CONHECER MELHOR A HISTÓRIA DO GRANDE PARCEIRO DE GIL, CAETANO VELOSO.

2ª parte - Caetano Veloso
06:00

Transcrição LOC: EM 7 DE AGOSTO DE 1942, A BAHIA DAVA AO PAÍS UMA DAS MENTES MAIS BRILHANTES DA CULTURA NACIONAL. LOC: A HISTÓRIA DE CAETANO EMANUEL VIANA TELES VELOSO ESTÁ NO SEGUNDO CAPÍTULO DA REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42”. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. (REP) “Minhas expectativas otimistas sobre o Brasil não são tanto a esperança. São mais a responsabilidade. Se não buscarmos dentro de nós o que temos de energia histórica para fazer, pelo que somos, algo bom ao mundo, perdemos a exigência de agir e pensar de modo consequente”. Se há um homem com energia histórica de sobra para fazer algo de bom ao mundo, esse homem é o autor dessas palavras, Caetano Veloso. Talvez por isso ele, compositor tão profícuo, tenha tomado a liberdade de orar ao tempo, compositor de destinos :  Sobe Som Oração ao Tempo   (És um senhor tão bonito Quanto a cara do meu filhoTempo, tempo, tempo, tempo Vou te fazer um pedido Tempo, tempo, tempo, tempo Compositor de destinos Tambor de todos os ritmos Tempo, tempo, tempo, tempo Entro num acordo contigo Tempo, tempo, tempo, tempo)    O interesse pela música surgiu cedo. Aos 10 anos, ele fez uma gravação doméstica das músicas Feitiço da Vila e Mãezinha Querida, acompanhado pelo piano da irmã Nicinha. Aos 14 anos, passou uma temporada no Rio de Janeiro, onde frequentou o auditório da Rádio Nacional. Em 1960, os Veloso se mudaram para Salvador. Foi lá que Caetano aprendeu a tocar violão, inspirado por um dos seus maiores ídolos, João Gilberto. Sobe Som Chega de Saudade Vai, minha tristeza E diz a ele que sem ele não pode se rDiz-lhe numa preceQue ele regresse Porque eu não posso mais sofrerChega de saudade A realidade é que sem ele não há paz Não há belezaÉ só tristeza e a melancolia Que não sai de mim, não sai de mim, não sai ) . (REP): Em 1965, sua irmã, Maria Bethânia foi chamada para substituir Nara Leão no show Opinião, no Rio de Janeiro. Vislumbrando novas oportunidades na carreira, o músico abandonou a faculdade e partiu ao lado da irmã.  Com o sucesso de Bethânia, Caetano se animou a gravar seu primeiro compacto. O single saiu em 1965 pela RCA, trazendo as canções Cavaleiro e Samba Em Paz Sobe Som Samba em Paz- O samba vai crescer Quando o povo perceber Que é o dono da jogada O samba vai vencer Pelas ruas vai correr Uma grande batucada (REP): Caetano começou a ser o dono da jogada em 1967, quando alcançou o quarto lugar no festival da Canção, com uma épica performance de Alegria Alegria  Sobe Som Alegria Alegria (Caminhando contra o vento Sem lenço e sem documento No sol de quase dezembro Eu vou O sol se reparte em crimes Espaçonaves, guerrilhas Em cardinales bonitas Eu vou)) Essa apresentação, junto à de Gilberto Gil, que tocou Domingo No Parque com Os Mutantes, marcou a ruptura dos baianos com a tradição musical brasileira e foi o pontapé inicial para o surgimento do Tropicalismo. O pesquisador e músico Charles Gavin ressalta o papel central do movimento na cultura brasileira   : Gavin 3  -. Onde era possível ter traços de Roberto Carlos, da Jovem Guarda, que muita gente torcia o nariz, traços de Luiz Gonzaga, traços de Vicente Celestino, traços da própria Bossa Nova, traços de João Gilberto dentro de tudo isso, ainda é possível ter Jimi Hendrix, Janis Joplin, Woodstock e Beatles . (REP): Em dezembro de 1968, Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos pelo regime militar, acusados de ofensa ao hino e à bandeira nacional. Depois de passarem dois meses na prisão, os músicos ficaram confinados em Salvador. Durante esse período, o artista aproveitou para gravar as bases de voz e violão do seu segundo disco. Em julho de 1969, após dois shows Caetano e Gil partiram para o exílio político em Londres.  Sobe Som London London  (While my eyes Go looking for flying saucers in the skyy eyes Go looking for flying saucers in the sky  Rep: Caetano é considerado uma das cabeças pensantes mais importantes do Brasil contemporâneo. E é essa faceta a destacada pelo pesquisador Ricardo Cravo Albin: Cravo Albin 2  –  E dizer que não há melhor pensador de uma estrutura de Brasil, e mesmo de uma estrutura musical do que Caetano Veloso. Ele é um crítico, ele é de fato um brasilianista de muito boa estrutura e de muito bons fundamentos, ele sabe o que representa o Brasil e diz o Brasil de hoje e de sempre . Rep: Em 1982, Caetano lançou o álbum Cores, Nomes. E se você tivesse seu nome em homenagem ao divino e maravilhoso compositor baiano? Conta pra nós, Flávio Flávio Caetano   –  José de Ribamar Gomes Veloso, esse é o nome do meu pai. Me batizou Flávio Caetano Barata Veloso. Hoje sou conhecido como Caetano Veloso. Sou de São Luis do Maranhão, tenho 52 anos e me tornei também fã do Caetano”. (REP): O fato é que sozinho no silêncio da noite ou falando sobre a gente deste planeta do céu de anil, Caetano é um dos maiores cantores do Brasil e da.... – Sobe Som Terra  - Terra Terra Por mais distante O errante navegante Quem jamais te esqueceria? LOC: NA PRÓXIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42” VOCÊ VAI CONHECER MELHOR A HISTÓRIA DE MILTON NASCIMENTO, FUNDADOR DO CLUBE MAIS FAMOSO DAS MINAS GERAIS, O CLUBE DA ESQUINA.

3ª parte - Milton Nascimento
06:00

Transcrição LOC: SE DEUS CANTASSE, PROVAVELMENTE TERIA A VOZ DESSE BRASILEIRO, NASCIDO EM 26 DE OUTUBRO DE 1942. LOC: A HISTÓRIA DE MILTON NASCIMENTO, ESTÁ NO TERCEIRO CAPÍTULO DA REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42”. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. (REP) “Eu sempre costumo dizer que, sem a amizade, nada disso teria acontecido. E vou ainda mais longe: tenho certeza que nada na minha vida seria como foi sem os amigos que tive, e que ainda tenho, ao meu lado”. De quem poderiam ser essas palavras, senão do homem que ensinou a um país inteiro a importância de uma amizade verdadeira?: Sobe Som Canção da América (Amigo é coisa para se guardarNo lado esquerdo do peitoMesmo que o tempo e a distância digam "não"Mesmo esquecendo a cançãoO que importa é ouvirA voz que vem do coração). (REP): A voz de Bituca vem do coração, vem da alma e impressionou o professor Ricardo Cravo Albin naquele Festival Internacional da Canção de 1967: Cravo Albin 3 -. Foi um espanto no festival! Passei lá, estava o Eumir Deodato, diretor musical do festival, ele disse: Ricardo, estamos aqui impressionadíssimos. Quem é esse menino que se assina Milton Nascimento de Minas Gerais? O danado desse garoto incluiu três músicas e nós achamos uma melhor que a outra e elas vão entrar. Eu falei, claro que têm que entrar, depois de ouvir, fiquei também impressionadíssimo. (REP): As três músicas eram Morro Velho, Maria Minha Fé e a que alcançaria o segundo lugar na competição, Travessia: SOBE SOM Travessia  (Quando você foi embora fez-se noite em meu viver Forte eu sou, mas não tem jeito Hoje eu tenho que chorar Minha casa não é minha e nem é meu este lugar Estou só e não resisto, muito tenho pra falar Solto a voz nas estradas, já não quero parar Meu caminho é de pedra, como posso sonharSonho feito de brisa, vento vem terminar Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar)  Rep: A partir dos anos 70, passou a integrar o jazz e o rock em suas composições, aliando os gêneros aos ritmos tradicionais mineiros, a MPB e a bossa nova. Foi ao longo daquela década que o artista gravou os discos que orientaram toda a sua obra. Em 1972, Milton Nascimento e Lô Borges lançam o LP duplo Clube da Esquina, acompanhados pelo compositor Márcio Borges e os músicos Tavinho Moura, Flávio Venturini, Beto Guedes, Fernando Brant, Toninho Horta e Wagner Tiso. O projeto surgiu de uma inquietação dos artistas mineiros, que se reuniam na esquina das ruas Divinópolis com Paraisópolis, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. Os encontros deram origem a um verdadeiro movimento vanguardista, batizado de Clube da Esquina. E 50 anos depois, o disco é considerado uma das obras primas da MPB.: SOBE SOM Cais Para quem quer se soltar, invento cais Invento mais que a solidão me dáInvento lua nova a clarear Invento amor e sei a dor de encontrar. Rep: Falando no Clube da Esquina, um músico que tem nome e sobrenome de baluartes do movimento, Milton Guedes, diz que que a originalidade e o pioneirismo de Milton, a quem classificou como força da natureza são dignos de orgulho para os brasileiros. Ele interpreta um trecho da canção que diz que o artista tem que ir aonde o povo está. Milton Guedes - Foi nos bailes da vida ou num bar Em troca de pãoQue muita gente boa pôs o pé na profissãoDe tocar um instrumento e de cantar Não importando se quem pagou quis ouvir. (REP): E Milton, entre Travessia e bailes da vida, com seu coração de estudante, chega aos oitenta com juventude e fé, força, raça e sonho, sempre. Sobe Som Maria Maria  (Mas é preciso ter manha, é preciso ter graçaÉ preciso ter sonho sempreQuem traz na pele essa marca possuiA estranha mania de ter fé na vida LOC: NA PRÓXIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42”, A NOBREZA DO PRÍNCIPE DO SAMBA, PAULINHO DA VIOLA.

4ª parte - Paulinho da Viola
06:00

Transcrição LOC: EM 12 DE NOVEMBRO DE 1942 O BRASIL GANHOU UM PRÍNCIPE. LOC: A HISTÓRIA DO PRÍNCIPE DO SAMBA, PAULINHO DA VIOLA, ESTÁ NO QUARTO CAPÍTULO DA REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42”. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. TÉC (XXXX – REP): Interpretação Jeziel –  Paulinho da Viola é uma Pessoa que me provoca a forte e penetrante sensação de fineza, leveza, Placidez, tudo que esteja ligado ao sentido mais profundo de refinamento e Preciosidade. Uma jóia preciosa, sim: dura e sólida em sua constituição física mas de suave brilho e leveza em sua irradiante configuração lapidada. Paulinho da Viola é, sim, um homem de configuração lapidada, em seu porte, em sua fala, em sua música tão bela, em seu canto tão ameno. Um homem aprazível. Uma incrível Paisagem. Assinado: GILBERTO GIL SOBE SOM (REP) A definição de Gilberto Gil para Paulinho da Viola é praticamente uma unanimidade. Nascido em 12 de novembro de 1942, Paulo César Batista de Faria veio ao mundo para ser um representante genuíno do samba, como aponta o músico e produtor Charles Gavin: Gavin 2 - Paulinho da Viola é uma pessoa diferente, entendeu? Que esse respeito pelo passado que vem também do convívio com o pai César Farias, os grandes violonistas, né? Da banda Época de Ouro. Um dos líderes dessa desse coletivo que acompanhava Jacob do bandolim, ou seja, a formação de Paulinho da Viola está intimamente ligada aos fundamentos do samba carioca. (REP): O pesquisador Ricardo Cravo Albin confirma o título: Cravo Albin 1 -. É um príncipe do samba, né? Tudo aquilo de melhor que Cartola tinha, que é a elegância do samba e a beleza de um samba muito bem cuidado, muito bem feito, muito e muito qualificadamente romântico. Esse é o Paulinho Da Viola. SOBE SOM (REP): Cravo Albin aponta Nervos de Aço, de 1973, como um dos grandes discos da história da música brasileira: Cravo Albin 3 –   Em relação a Nervos De Aço eu concordo plenamente com você. É uma joia também é um dos meus discos preferidos dentro da discografia do Paulinho da Viola. É muito bonito e muito conveniente porque os nervos de aço dele remetem aos nervos aço mais doentes, mais carinhosos e de mais afeto do coração brasileiro, executando o choro carioca SOBE SOM Rep: Mas peraí. E essa história de Paulinho da Viola se o que o Paulo César toca é cavaquinho? Quem conta é o Charles Gavin: Gavin 4 –  O Paulinho da Viola conheceu a fundo um Pixinguinha, né? E frequentou as rodas de samba do Rio de Janeiro ... receber de Zé Ketti e Sérgio Cabral o nome de Paulinho da Viola que ele nem toca esse instrumento né? Talvez fosse Paulinho Cavaquinho né? Ou Paulinho do violão mas Paulinho da Viola né? porque Sérgio Cabral e Zé Ketti decidiram quando viram que ele era a música e o Paulinho não achava que era a música. Claro olha só: Paulo César não é nome de sambista então mas a gente vai dar o nome pra você. E a partir de hoje você vai chamar Paulinho da Viola e aí ele virou Paulinho da Viola. Rep: Paulinho da Viola compôs o samba de 66 da Portela, Memórias de um sargento de milícias, samba campeão. (SOBE SOM). E não é porque é tradicional que Paulinho não experimentou no samba. Não é mesmo Charles Gavin? Gavin 3 - Mas ele fez experimentos também. Dentro do samba, dentro do gênero samba, o Paulinho foi um dos caras que mais experimentou. Como um artista de samba, do gênero samba. Se você pegar o disco de deixe-me ver aqui. Nervos de aço de mil novecentos e setenta e três. E você pegar uma música chamada Roendo as Unhas. samba experimental que tem uma cadência harmônica estranhérrima pro universo do samba. E eu perguntei pra ele uma vez, né? De onde veio essa ideia, né? Ele me falou “eu sempre, se você pegar nos meus discos, sempre tem uma ou duas faixas que eu estou experimentando”.  LOC: NA PRÓXIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42” OS SAUDOSOS TIM MAIA, NARA LEÃO, CELLY CAMPELO E CLARA NUNES.

5ª parte - In Memorian
06:00

Transcrição LOC: ALGUNS DOS GRANDES CANTORES BRASILEIROS NASCIDOS EM 1942 NÃO ESTÃO MAIS CANTANDO ENTRE NÓS. LOC: ACOMPANHE A ÚLTIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL NASCIDOS EM 42. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. TÉC (XXXX – REP): João “Tim Maia” –  Quando eu comecei a cantar com quatorze anos, quinze anos eu tinha muito do Tim Maia no meu repertório. Entendeu? Por causa da voz, do timbre, né? Que era bem parecido. Bem parecido, mas o estava infinitamente mais, né? Ele é uma das vozes mais bonitas que eu já escutei até hoje né? aquele vozerão dele ...muito lindo o timbre dele ... era maravilhoso (REP) Sebastião Rodrigues Maia, o grande Tim Maia, inspira até hoje cantores por diversos cantos do Brasil, Um deles é o João, do Distrito Federal, que tem por apelido justamente o nome do ídolo: Mescla interpretação João e Tim Maia com Bons Momentos .(REP) Tim Maia brilhou na década de 70. Nasceu em 42 como tantos cantores de sucesso brasileiros e infelizmente faleceu em 1998. Segundo o pesquisador Ricardo Cravo Albin, Tim tem um público fiel até os dias de hoje. E, se vivo com novos sucessos, seria um estouro ainda maior: Cravo Albin – O Tim Maia sempre teve aquela levada do sucesso público não é? Por quê? Pelo balanço dele. Por quê? Pelo talento dele, pelas músicas que sempre beira a conquista do grande público e de fato ele conquistou o grande público especialmente aquele que é o desejado por todos que é o público mais jovem né? (REP): Uma cantora de enorme sucesso no Brasil e que também nasceu em 1942 e acabou falecendo no auge em 1983 é Clara Nunes: Feira de Mangaio  (REP): Clara era uma potência vocal e interpretativa. Sua gravação de O Canto das Três Raças é histórica e já foi lembrada até no Plenário do Senado pelo Senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul: Ninguém ouviu / Um soluçar de dor/ No canto do Brasil / Um lamento triste / Sempre ecoou Desde que o índio guerreiro / Foi pro cativeiro / E de lá cantou / Negro entoou Um canto de revolta pelos ares / No Quilombo dos Palmares / Onde se refugiou Fora a luta dos Inconfidentes / Pela quebra das correntes / Nada adiantou (REP) Assim como Clara, também nasceu em 1942 a cantora Celly Campelo. A intérprete do sucesso Estúpido Cupido: TEC: Estúpido Cupido Rep: E também do inesquecível Banho de Lua:  TEC: Banho de Lua. Celly faleceu em 2003. (SOBE SOM) Mas se Celly embalava paixões na década de 60, uma outra cantora nascida em 1942 queria muito mais. Queria ter opinião em tempos sombrios: Nara Leão, uma pequena gigante como ressaltou em plenário o então senador Artur da Távola: Artur da Távola –  A partir de mil novecentos e sessenta e quatro quando o show Opinião inicia o marco da resistência democrática no Brasil, poucos meses após o golpe militar. Interessante, aquela jovem de voz curta, sem especial volume de voz, espécie impotência vocal. um tipo de canto intimista quase segredado que foi se aperfeiçoando do ponto de vista da afinação inclusive ao longo do tempo. (TEC – Opinião) (REP): A rebeldia fez Nara ser tema até mesmo de poema de Carlos Drummond de Andrade: “Meu honrado marechal dirigente da nação, venho fazer-lhe um apelo:não prenda Nara Leão (…) A menina disse coisas de causar estremeção? Pois a voz de uma garota abala a Revolução? Será que ela tem na fala, mais do que charme, canhão? Ou pensam que, pelo nome, em vez de Nara, é leão? Nara Leão foi uma das grandes intérpretes no florescer da Bossa Nova (TEC: O Barquinho). A cantora de opinião faleceu em 1989. (SOBE SOM) LOC: VOCÊ ACOMPANHOU A REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42” LOC: REPORTAGEM: PEDRO PINCER E RODRIGO RESENDE.   APRESENTAÇÃO: PEDRO PINCER. LOCUÇÃO: RODRIGO RESENDE. PARTICIPAÇÃO: JEZIEL CARVALHO. EDIÇÃO: MAURÍCIO DE SANTI. VOCÊ PODE OUVIR A REPORTAGEM COMPLETA NO SITE SENADO.LEG.BR/RADIO OU NO SEU APLICATIVO DE PODCASTS FAVORITO.

Capítulo 1 – Gilberto Gil
A ginga, o som e a Bahia


Capítulo 2 – Caetano Veloso
Cantor, compositor, intelectual


Capítulo 3 – Milton Nascimento
A voz das esquinas de Minas e do Brasil


Capítulo 4 – Paulinho da Viola
O Príncipe do Samba


Capítulo 5 – In Memorian
Tim Maia, Celly Campelo, Clara Nunes e Nara Leão

Transcrição
1ª parte - Gilberto Gil
LOC: EM 26 DE JUNHO DE 1942, A MÚSICA BRASILEIRA VIA NASCER UMA FIGURA IMORTAL. LOC: A TRAJETÓRIA DE GILBERTO PASSOS GIL MOREIRA ESTÁ NO PRIMEIRO CAPÍTULO DA REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42”. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO.  (REP) “Nós, os homens, somos pecadores e estamos sempre entre a virtude e o pecado. Numa situação de pressão mais aguda, acerca do que somos e o que devemos ser, essa dimensão da realidade fica mais evidente. Em alguns aspectos há progressos nas relações sociais; mas em outros, não. Continuamos conservadores, reacionários por vezes. No aspecto da solidariedade, que neste momento seria mais exigida, existem aqueles que reagem melhor e outros, pior. Desigualdades foram escancaradas. Há um descompasso muito grande entre as possibilidades de uns e as de outros. O modo como os mais pobres são mais afetados”. Essas palavras são de Gilberto Gil, um homem que nasceu em meio à Segunda Guerra Mundial; e que talvez, por isso mesmo, cante aos quatro ventos que a paz invadiu o seu coração:  Sobe Som A Paz  (A paz, Invadiu o meu coração De repente me encheu de paz Como se o vento de um tufão Arrancasse meus pés do chão Onde eu já não me enterro mais    A carreira de Gilberto Gil começou influenciada por Luiz Gonzaga, no acordeon. Quando surgiu outro Gilberto, o João, Gil viu-se mais uma vez influenciado por outro grande artista e decidiu se aprofundar nos estudos e na composição com o violão.  Suas canções, sempre com características muito pessoais, logo começaram a fazer sucesso. Seu primeiro LP foi lançado em 1967, álbum no qual Gil colocou elementos musicais notadamente regionais, vistos em músicas como “Procissão” e “Louvação”. Sobe Som Louvação (Vou fazer a louvação - louvação, louvação Do que deve ser louvado - ser louvado, ser louvado Meu povo, preste atenção - atenção, atenção Repare se estou errado Louvando o que bem merece Deixo o que é ruim de lado) . (REP): O músico e pesquisador Charles Gavin fala sobre o caldeirão de influências que fervilhava a mente de Gil àquela altura   Gavin 1- Ainda como consequência de João Gilberto, Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e todos os gênios da Bossa Nova, Carlos Lyra, Roberto Menescal, João Donato veio um pouco depois, mas está nesse contexto. (REP): Pouco depois, Gil seria um dos baluartes de um dos principais movimentos da história da música braslleira, o Tropicalismo: Sobe Som Aquele Abraço (O Rio de Janeiro continua lindo O Rio de Janeiro continua sendo O Rio de Janeiro, Fevereiro e Março Alô, alô, Realengo Aquele Abraço!Alô torcida do Flamengo Aquele abraço) Gavin aponta a importância, o pioneirismo e o caráter revolucionário do que estava acontecendo, em plena ditadura militar  : Gavin 2  -. Que é um olhar, para mim talvez o olhar mais completo sobre a cultura brasileira até hoje, porque ela engloba absolutamente tudo, então no tropicalismo, tudo era possível. A cultura de massa, como se chamava na época, a mídia chamava de cultura de massa, participar do programa do Chacrinha, que os intelectuais torciam o nariz, achavam aquilo o fim da picada. (REP): Já o professor Ricardo Cravo Albin destaca a importância de Gilberto Gil como representante ativo e orgulhoso do povo negro.  Sobe Som Sarará Miolo Cravo Albin 1–   E defesas do grande legado negro que Gilberto Gil representa um desses legados, de uma maneira muito clara, pela bossa, pelo ritmo dele, pelo talento dele e por tudo  Rep: Por falar em tudo, quando você acha que um ícone como Gil já alcançou o que podia na carreira, até a imortalidade, já que foi recém-eleito para a Academia Brasileira de Letras, eis que cientistas do Pará Batizaram de Rhinatrema gilbertogili uma espécie rara de anfíbio, da Amazônia. Quem explica melhor é o biólogo Adriano Maciel, do Museu Emílio Goeldi, em Belém: Adriano Maciel  –  A escolha do nome em homenagem a Gilberto Gil foi primeiramente uma escolha minha como primeiro autor do artigo de descrição da espécie. Os outros três autores do trabalho, pesquisadores da Universidade Federal do Pará, concordaram com o nome e então publicamos o artigo na South American Journal of Herpetology, uma revista de circulação internacional da Sociedade Brasileira de Herpetologia . Rep: Gil cantou o tempo: Sobe Som Tempo Rei - Tempo rei, ó, tempo rei, ó, tempo reiTransformai as velhas formas do viverEnsinai-me, ó, pai, o que eu ainda não sei Mãe Senhora do Perpétuo, socorrei”. (REP): Gil já pensou até em fugir – Sobe Som Vamos Fugir -Vamos fugir deste lugar, baby!Vamos fugir Tô cansado de esperar Que você me carregueVamos fugirPra outro lugar, baby! Vamos fugir Pra onde quer que você vá Que você me carregue  Mas Gil acima de tudo, nunca perdeu a fé, porque ela não costuma falhar– Sobe Som Andar com fé  - Andá com fé eu vou Que a fé não costuma faiá Andá com fé eu vou Que a fé não costuma faiá Andá com fé eu vou Que a fé não costuma faiá Andá com fé eu vou Que a fé não costuma faiá LOC: NA PRÓXIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42” VOCÊ VAI CONHECER MELHOR A HISTÓRIA DO GRANDE PARCEIRO DE GIL, CAETANO VELOSO.

2ª parte - Caetano Veloso
LOC: EM 7 DE AGOSTO DE 1942, A BAHIA DAVA AO PAÍS UMA DAS MENTES MAIS BRILHANTES DA CULTURA NACIONAL. LOC: A HISTÓRIA DE CAETANO EMANUEL VIANA TELES VELOSO ESTÁ NO SEGUNDO CAPÍTULO DA REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42”. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. (REP) “Minhas expectativas otimistas sobre o Brasil não são tanto a esperança. São mais a responsabilidade. Se não buscarmos dentro de nós o que temos de energia histórica para fazer, pelo que somos, algo bom ao mundo, perdemos a exigência de agir e pensar de modo consequente”. Se há um homem com energia histórica de sobra para fazer algo de bom ao mundo, esse homem é o autor dessas palavras, Caetano Veloso. Talvez por isso ele, compositor tão profícuo, tenha tomado a liberdade de orar ao tempo, compositor de destinos :  Sobe Som Oração ao Tempo   (És um senhor tão bonito Quanto a cara do meu filhoTempo, tempo, tempo, tempo Vou te fazer um pedido Tempo, tempo, tempo, tempo Compositor de destinos Tambor de todos os ritmos Tempo, tempo, tempo, tempo Entro num acordo contigo Tempo, tempo, tempo, tempo)    O interesse pela música surgiu cedo. Aos 10 anos, ele fez uma gravação doméstica das músicas Feitiço da Vila e Mãezinha Querida, acompanhado pelo piano da irmã Nicinha. Aos 14 anos, passou uma temporada no Rio de Janeiro, onde frequentou o auditório da Rádio Nacional. Em 1960, os Veloso se mudaram para Salvador. Foi lá que Caetano aprendeu a tocar violão, inspirado por um dos seus maiores ídolos, João Gilberto. Sobe Som Chega de Saudade Vai, minha tristeza E diz a ele que sem ele não pode se rDiz-lhe numa preceQue ele regresse Porque eu não posso mais sofrerChega de saudade A realidade é que sem ele não há paz Não há belezaÉ só tristeza e a melancolia Que não sai de mim, não sai de mim, não sai ) . (REP): Em 1965, sua irmã, Maria Bethânia foi chamada para substituir Nara Leão no show Opinião, no Rio de Janeiro. Vislumbrando novas oportunidades na carreira, o músico abandonou a faculdade e partiu ao lado da irmã.  Com o sucesso de Bethânia, Caetano se animou a gravar seu primeiro compacto. O single saiu em 1965 pela RCA, trazendo as canções Cavaleiro e Samba Em Paz Sobe Som Samba em Paz- O samba vai crescer Quando o povo perceber Que é o dono da jogada O samba vai vencer Pelas ruas vai correr Uma grande batucada (REP): Caetano começou a ser o dono da jogada em 1967, quando alcançou o quarto lugar no festival da Canção, com uma épica performance de Alegria Alegria  Sobe Som Alegria Alegria (Caminhando contra o vento Sem lenço e sem documento No sol de quase dezembro Eu vou O sol se reparte em crimes Espaçonaves, guerrilhas Em cardinales bonitas Eu vou)) Essa apresentação, junto à de Gilberto Gil, que tocou Domingo No Parque com Os Mutantes, marcou a ruptura dos baianos com a tradição musical brasileira e foi o pontapé inicial para o surgimento do Tropicalismo. O pesquisador e músico Charles Gavin ressalta o papel central do movimento na cultura brasileira   : Gavin 3  -. Onde era possível ter traços de Roberto Carlos, da Jovem Guarda, que muita gente torcia o nariz, traços de Luiz Gonzaga, traços de Vicente Celestino, traços da própria Bossa Nova, traços de João Gilberto dentro de tudo isso, ainda é possível ter Jimi Hendrix, Janis Joplin, Woodstock e Beatles . (REP): Em dezembro de 1968, Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos pelo regime militar, acusados de ofensa ao hino e à bandeira nacional. Depois de passarem dois meses na prisão, os músicos ficaram confinados em Salvador. Durante esse período, o artista aproveitou para gravar as bases de voz e violão do seu segundo disco. Em julho de 1969, após dois shows Caetano e Gil partiram para o exílio político em Londres.  Sobe Som London London  (While my eyes Go looking for flying saucers in the skyy eyes Go looking for flying saucers in the sky  Rep: Caetano é considerado uma das cabeças pensantes mais importantes do Brasil contemporâneo. E é essa faceta a destacada pelo pesquisador Ricardo Cravo Albin: Cravo Albin 2  –  E dizer que não há melhor pensador de uma estrutura de Brasil, e mesmo de uma estrutura musical do que Caetano Veloso. Ele é um crítico, ele é de fato um brasilianista de muito boa estrutura e de muito bons fundamentos, ele sabe o que representa o Brasil e diz o Brasil de hoje e de sempre . Rep: Em 1982, Caetano lançou o álbum Cores, Nomes. E se você tivesse seu nome em homenagem ao divino e maravilhoso compositor baiano? Conta pra nós, Flávio Flávio Caetano   –  José de Ribamar Gomes Veloso, esse é o nome do meu pai. Me batizou Flávio Caetano Barata Veloso. Hoje sou conhecido como Caetano Veloso. Sou de São Luis do Maranhão, tenho 52 anos e me tornei também fã do Caetano”. (REP): O fato é que sozinho no silêncio da noite ou falando sobre a gente deste planeta do céu de anil, Caetano é um dos maiores cantores do Brasil e da.... – Sobe Som Terra  - Terra Terra Por mais distante O errante navegante Quem jamais te esqueceria? LOC: NA PRÓXIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42” VOCÊ VAI CONHECER MELHOR A HISTÓRIA DE MILTON NASCIMENTO, FUNDADOR DO CLUBE MAIS FAMOSO DAS MINAS GERAIS, O CLUBE DA ESQUINA.

3ª parte - Milton Nascimento
LOC: SE DEUS CANTASSE, PROVAVELMENTE TERIA A VOZ DESSE BRASILEIRO, NASCIDO EM 26 DE OUTUBRO DE 1942. LOC: A HISTÓRIA DE MILTON NASCIMENTO, ESTÁ NO TERCEIRO CAPÍTULO DA REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42”. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. (REP) “Eu sempre costumo dizer que, sem a amizade, nada disso teria acontecido. E vou ainda mais longe: tenho certeza que nada na minha vida seria como foi sem os amigos que tive, e que ainda tenho, ao meu lado”. De quem poderiam ser essas palavras, senão do homem que ensinou a um país inteiro a importância de uma amizade verdadeira?: Sobe Som Canção da América (Amigo é coisa para se guardarNo lado esquerdo do peitoMesmo que o tempo e a distância digam "não"Mesmo esquecendo a cançãoO que importa é ouvirA voz que vem do coração). (REP): A voz de Bituca vem do coração, vem da alma e impressionou o professor Ricardo Cravo Albin naquele Festival Internacional da Canção de 1967: Cravo Albin 3 -. Foi um espanto no festival! Passei lá, estava o Eumir Deodato, diretor musical do festival, ele disse: Ricardo, estamos aqui impressionadíssimos. Quem é esse menino que se assina Milton Nascimento de Minas Gerais? O danado desse garoto incluiu três músicas e nós achamos uma melhor que a outra e elas vão entrar. Eu falei, claro que têm que entrar, depois de ouvir, fiquei também impressionadíssimo. (REP): As três músicas eram Morro Velho, Maria Minha Fé e a que alcançaria o segundo lugar na competição, Travessia: SOBE SOM Travessia  (Quando você foi embora fez-se noite em meu viver Forte eu sou, mas não tem jeito Hoje eu tenho que chorar Minha casa não é minha e nem é meu este lugar Estou só e não resisto, muito tenho pra falar Solto a voz nas estradas, já não quero parar Meu caminho é de pedra, como posso sonharSonho feito de brisa, vento vem terminar Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar)  Rep: A partir dos anos 70, passou a integrar o jazz e o rock em suas composições, aliando os gêneros aos ritmos tradicionais mineiros, a MPB e a bossa nova. Foi ao longo daquela década que o artista gravou os discos que orientaram toda a sua obra. Em 1972, Milton Nascimento e Lô Borges lançam o LP duplo Clube da Esquina, acompanhados pelo compositor Márcio Borges e os músicos Tavinho Moura, Flávio Venturini, Beto Guedes, Fernando Brant, Toninho Horta e Wagner Tiso. O projeto surgiu de uma inquietação dos artistas mineiros, que se reuniam na esquina das ruas Divinópolis com Paraisópolis, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. Os encontros deram origem a um verdadeiro movimento vanguardista, batizado de Clube da Esquina. E 50 anos depois, o disco é considerado uma das obras primas da MPB.: SOBE SOM Cais Para quem quer se soltar, invento cais Invento mais que a solidão me dáInvento lua nova a clarear Invento amor e sei a dor de encontrar. Rep: Falando no Clube da Esquina, um músico que tem nome e sobrenome de baluartes do movimento, Milton Guedes, diz que que a originalidade e o pioneirismo de Milton, a quem classificou como força da natureza são dignos de orgulho para os brasileiros. Ele interpreta um trecho da canção que diz que o artista tem que ir aonde o povo está. Milton Guedes - Foi nos bailes da vida ou num bar Em troca de pãoQue muita gente boa pôs o pé na profissãoDe tocar um instrumento e de cantar Não importando se quem pagou quis ouvir. (REP): E Milton, entre Travessia e bailes da vida, com seu coração de estudante, chega aos oitenta com juventude e fé, força, raça e sonho, sempre. Sobe Som Maria Maria  (Mas é preciso ter manha, é preciso ter graçaÉ preciso ter sonho sempreQuem traz na pele essa marca possuiA estranha mania de ter fé na vida LOC: NA PRÓXIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42”, A NOBREZA DO PRÍNCIPE DO SAMBA, PAULINHO DA VIOLA.

4ª parte - Paulinho da Viola
LOC: EM 12 DE NOVEMBRO DE 1942 O BRASIL GANHOU UM PRÍNCIPE. LOC: A HISTÓRIA DO PRÍNCIPE DO SAMBA, PAULINHO DA VIOLA, ESTÁ NO QUARTO CAPÍTULO DA REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42”. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. TÉC (XXXX – REP): Interpretação Jeziel –  Paulinho da Viola é uma Pessoa que me provoca a forte e penetrante sensação de fineza, leveza, Placidez, tudo que esteja ligado ao sentido mais profundo de refinamento e Preciosidade. Uma jóia preciosa, sim: dura e sólida em sua constituição física mas de suave brilho e leveza em sua irradiante configuração lapidada. Paulinho da Viola é, sim, um homem de configuração lapidada, em seu porte, em sua fala, em sua música tão bela, em seu canto tão ameno. Um homem aprazível. Uma incrível Paisagem. Assinado: GILBERTO GIL SOBE SOM (REP) A definição de Gilberto Gil para Paulinho da Viola é praticamente uma unanimidade. Nascido em 12 de novembro de 1942, Paulo César Batista de Faria veio ao mundo para ser um representante genuíno do samba, como aponta o músico e produtor Charles Gavin: Gavin 2 - Paulinho da Viola é uma pessoa diferente, entendeu? Que esse respeito pelo passado que vem também do convívio com o pai César Farias, os grandes violonistas, né? Da banda Época de Ouro. Um dos líderes dessa desse coletivo que acompanhava Jacob do bandolim, ou seja, a formação de Paulinho da Viola está intimamente ligada aos fundamentos do samba carioca. (REP): O pesquisador Ricardo Cravo Albin confirma o título: Cravo Albin 1 -. É um príncipe do samba, né? Tudo aquilo de melhor que Cartola tinha, que é a elegância do samba e a beleza de um samba muito bem cuidado, muito bem feito, muito e muito qualificadamente romântico. Esse é o Paulinho Da Viola. SOBE SOM (REP): Cravo Albin aponta Nervos de Aço, de 1973, como um dos grandes discos da história da música brasileira: Cravo Albin 3 –   Em relação a Nervos De Aço eu concordo plenamente com você. É uma joia também é um dos meus discos preferidos dentro da discografia do Paulinho da Viola. É muito bonito e muito conveniente porque os nervos de aço dele remetem aos nervos aço mais doentes, mais carinhosos e de mais afeto do coração brasileiro, executando o choro carioca SOBE SOM Rep: Mas peraí. E essa história de Paulinho da Viola se o que o Paulo César toca é cavaquinho? Quem conta é o Charles Gavin: Gavin 4 –  O Paulinho da Viola conheceu a fundo um Pixinguinha, né? E frequentou as rodas de samba do Rio de Janeiro ... receber de Zé Ketti e Sérgio Cabral o nome de Paulinho da Viola que ele nem toca esse instrumento né? Talvez fosse Paulinho Cavaquinho né? Ou Paulinho do violão mas Paulinho da Viola né? porque Sérgio Cabral e Zé Ketti decidiram quando viram que ele era a música e o Paulinho não achava que era a música. Claro olha só: Paulo César não é nome de sambista então mas a gente vai dar o nome pra você. E a partir de hoje você vai chamar Paulinho da Viola e aí ele virou Paulinho da Viola. Rep: Paulinho da Viola compôs o samba de 66 da Portela, Memórias de um sargento de milícias, samba campeão. (SOBE SOM). E não é porque é tradicional que Paulinho não experimentou no samba. Não é mesmo Charles Gavin? Gavin 3 - Mas ele fez experimentos também. Dentro do samba, dentro do gênero samba, o Paulinho foi um dos caras que mais experimentou. Como um artista de samba, do gênero samba. Se você pegar o disco de deixe-me ver aqui. Nervos de aço de mil novecentos e setenta e três. E você pegar uma música chamada Roendo as Unhas. samba experimental que tem uma cadência harmônica estranhérrima pro universo do samba. E eu perguntei pra ele uma vez, né? De onde veio essa ideia, né? Ele me falou “eu sempre, se você pegar nos meus discos, sempre tem uma ou duas faixas que eu estou experimentando”.  LOC: NA PRÓXIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42” OS SAUDOSOS TIM MAIA, NARA LEÃO, CELLY CAMPELO E CLARA NUNES.

5ª parte - In Memorian
LOC: ALGUNS DOS GRANDES CANTORES BRASILEIROS NASCIDOS EM 1942 NÃO ESTÃO MAIS CANTANDO ENTRE NÓS. LOC: ACOMPANHE A ÚLTIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL NASCIDOS EM 42. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. TÉC (XXXX – REP): João “Tim Maia” –  Quando eu comecei a cantar com quatorze anos, quinze anos eu tinha muito do Tim Maia no meu repertório. Entendeu? Por causa da voz, do timbre, né? Que era bem parecido. Bem parecido, mas o estava infinitamente mais, né? Ele é uma das vozes mais bonitas que eu já escutei até hoje né? aquele vozerão dele ...muito lindo o timbre dele ... era maravilhoso (REP) Sebastião Rodrigues Maia, o grande Tim Maia, inspira até hoje cantores por diversos cantos do Brasil, Um deles é o João, do Distrito Federal, que tem por apelido justamente o nome do ídolo: Mescla interpretação João e Tim Maia com Bons Momentos .(REP) Tim Maia brilhou na década de 70. Nasceu em 42 como tantos cantores de sucesso brasileiros e infelizmente faleceu em 1998. Segundo o pesquisador Ricardo Cravo Albin, Tim tem um público fiel até os dias de hoje. E, se vivo com novos sucessos, seria um estouro ainda maior: Cravo Albin – O Tim Maia sempre teve aquela levada do sucesso público não é? Por quê? Pelo balanço dele. Por quê? Pelo talento dele, pelas músicas que sempre beira a conquista do grande público e de fato ele conquistou o grande público especialmente aquele que é o desejado por todos que é o público mais jovem né? (REP): Uma cantora de enorme sucesso no Brasil e que também nasceu em 1942 e acabou falecendo no auge em 1983 é Clara Nunes: Feira de Mangaio  (REP): Clara era uma potência vocal e interpretativa. Sua gravação de O Canto das Três Raças é histórica e já foi lembrada até no Plenário do Senado pelo Senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul: Ninguém ouviu / Um soluçar de dor/ No canto do Brasil / Um lamento triste / Sempre ecoou Desde que o índio guerreiro / Foi pro cativeiro / E de lá cantou / Negro entoou Um canto de revolta pelos ares / No Quilombo dos Palmares / Onde se refugiou Fora a luta dos Inconfidentes / Pela quebra das correntes / Nada adiantou (REP) Assim como Clara, também nasceu em 1942 a cantora Celly Campelo. A intérprete do sucesso Estúpido Cupido: TEC: Estúpido Cupido Rep: E também do inesquecível Banho de Lua:  TEC: Banho de Lua. Celly faleceu em 2003. (SOBE SOM) Mas se Celly embalava paixões na década de 60, uma outra cantora nascida em 1942 queria muito mais. Queria ter opinião em tempos sombrios: Nara Leão, uma pequena gigante como ressaltou em plenário o então senador Artur da Távola: Artur da Távola –  A partir de mil novecentos e sessenta e quatro quando o show Opinião inicia o marco da resistência democrática no Brasil, poucos meses após o golpe militar. Interessante, aquela jovem de voz curta, sem especial volume de voz, espécie impotência vocal. um tipo de canto intimista quase segredado que foi se aperfeiçoando do ponto de vista da afinação inclusive ao longo do tempo. (TEC – Opinião) (REP): A rebeldia fez Nara ser tema até mesmo de poema de Carlos Drummond de Andrade: “Meu honrado marechal dirigente da nação, venho fazer-lhe um apelo:não prenda Nara Leão (…) A menina disse coisas de causar estremeção? Pois a voz de uma garota abala a Revolução? Será que ela tem na fala, mais do que charme, canhão? Ou pensam que, pelo nome, em vez de Nara, é leão? Nara Leão foi uma das grandes intérpretes no florescer da Bossa Nova (TEC: O Barquinho). A cantora de opinião faleceu em 1989. (SOBE SOM) LOC: VOCÊ ACOMPANHOU A REPORTAGEM ESPECIAL “NASCIDOS EM 42” LOC: REPORTAGEM: PEDRO PINCER E RODRIGO RESENDE.   APRESENTAÇÃO: PEDRO PINCER. LOCUÇÃO: RODRIGO RESENDE. PARTICIPAÇÃO: JEZIEL CARVALHO. EDIÇÃO: MAURÍCIO DE SANTI. VOCÊ PODE OUVIR A REPORTAGEM COMPLETA NO SITE SENADO.LEG.BR/RADIO OU NO SEU APLICATIVO DE PODCASTS FAVORITO.

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