Congresso Nacional celebra 150 anos do TJMG
Nesta quinta-feira (13), o Congresso Nacional celebrou, em sessão solene, os 150 anos de criação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A cerimônia foi presidida pelo presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, e reuniu autoridades do Judiciário e Legislativo, além de representantes da sociedade civil mineira.
Transcrição
O CONGRESSO NACIONAL CELEBROU, EM SESSÃO SOLENE, OS 150 ANOS DE CRIAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS. QUEM ACOMPANHOU FOI A REPÓRTER LAÍS NOGUEIRA:
Os 150 anos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais foram comemorados no Congresso Nacional com uma sessão solene nesta quinta-feira.
Em seu discurso, o presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, destacou a importância da corte para o Estado e para o Brasil:
(sen. Rodrigo Pacheco) “Uma magistratura forte e independente é fundamental para garantir que as leis sejam aplicadas com equidade, sem medo ou favoritismo. Ela que nos protege dos abusos do poder, que garante o direito de defesa e que nos dá a certeza de que todos somos iguais perante a lei. Valorizar e respeitar a magistratura é valorizar e respeitar a nossa própria democracia.”
Fundado em 6 de agosto de 1873, o TJ de Minas Gerais é o segundo maior tribunal do país, como destacou o deputado Duarte Gonçalves Jr.:
(dep. Duarte Gonçalves Jr.) “ É o segundo maior Tribunal do país e é considerado o mais eficiente sendo rotineiramente premiado sobretudo pelo Conselho Nacional de Justiça”
A sessão em homenagem aos 150 anos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais reuniu autoridades do Judiciário e Legislativo, além de representantes da sociedade civil mineira. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Laís Nogueira.