Comissão do Senado debate política de Estado para sustentabilidade de veículos elétricos no Brasil — Rádio Senado
Comissões

Comissão do Senado debate política de Estado para sustentabilidade de veículos elétricos no Brasil

A matriz energética renovável é uma enorme vantagem comparativa para a eletromobilidade no Brasil, mas o país precisa reduzir a carga tributária e a burocracia. O assunto foi debatido pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT). O governo brasileiro vem discutindo esse assunto no contexto da reindustrialização nacional com foco nos eixos da sustentabilidade e da transformação digital.

21/06/2023, 19h14 - ATUALIZADO EM 21/06/2023, 19h19
Duração de áudio: 03:13
gov.br

Transcrição
A MATRIZ ENERGÉTICA RENOVÁVEL É UMA ENORME VANTAGEM COMPARATIVA PARA A ELETROMOBILIDADE NO BRASIL, MAS O PAÍS PRECISA REDUZIR A CARGA TRIBUTÁRIA E A BUROCRACIA. O ASSUNTO FOI DEBATIDO PELA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. A venda de carros elétricos no Brasil cresceu 43% em 2022. As projeções indicam que esse mercado continuará crescendo fortemente nos próximos anos. A produção de energia limpa e renovável é uma das grandes vantagens comparativas do mercado brasileiro. Enquanto a média mundial de fontes renováveis na matriz energética é de 28%, a geração verde no Brasil é superior a 85%. Isso permite a operação de veículos elétricos com emissões muito menores de poluentes. Um dos obstáculos é o investimento em infraestrutura. Não só em termos de carregadores, mas da eletrificação em diferentes regiões do país. Por enquanto são poucos os locais para carregamento público e a maioria dos carregadores é de carga lenta. A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado debateu sobre os incentivos necessários para o crescimento da eletromobilidade no Brasil. O representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Uallace Moreira Lima, informou que o governo brasileiro vem discutindo esse assunto no contexto da reindustrialização nacional com foco em dois eixos principais. A transformação digital e a sustentabilidade. E, portanto, essa temática, da transição energética, da eletromobilidade exerce um papel extremamente fundamental  por duas questões básicas. Nós estamos falando, dialogando com a fronteira tecnológica e, simultaneamente, de descarbonização. Ricardo Bastos, Presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos, confirmou que a infraestrutura é um dos setores que mais atrai o interesse de investidores e que o Brasil tem um enorme potencial para desenvolver tecnologias próprias e também atrair investimento estrangeiro. A partir do Brasil, vendendo tecnologia, vendendo infraestrutura para fora do Brasil. São empresas que estão nascendo aqui no Brasil. Mas grandes empresas também, empresas de fora que estão vindo aqui no Brasil procurar startups brasileiras para desenvolver. O Brasil, por conta do que nós temos aqui de energia limpa, dos biocombustíveis, o Brasil é um atrativo hoje para o mundo em relação ao que nós estamos fazendo aqui. O senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, defendeu uma política de Estado para a eletromobilidade que inclua a racionalização e redução da carga tributária e da burocracia para fortalecer a competitividade brasileira. Nós tivemos, da Constituição para cá, 176.400 normas no Brasil. Quase que 20 por dia. Então é muita burocracia. E sempre a guerra fiscal tomou conta do país, onde a gente tem um custo imenso. Já, já nós estamos recebendo produtos da China a custo mínimo. Em 2022 os gastos com veículos elétricos no mundo superaram 425 bilhões de dólares. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

Ao vivo
00:0000:00