Senado terá Sessão Especial para comemorar os 30 anos da Justiça Federal do Tocantins
O Plenário do Senado aprovou requerimento n° 331, de 2022, do senador Eduardo Gomes (PL-TO), e outros senadores, para a realização de uma sessão especial em comemoração ao 30º aniversário da Justiça Federal do Tocantins, inaugurada em 8 de maio de 1992. A data da sessão ainda será marcada.
Transcrição
O SENADO TERÁ UMA SESSÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AOS 30 ANOS JUSTIÇA FEDERAL DO TOCANTINS.
A HOMENAGEM VAI ACONTECER A PEDIDO DO SENADOR EDUARDO GOMES E A DATA AINDA SERÁ MARCADA. REPÓRTER BIANCA MINGOTE.
O Plenário do Senado aprovou a realização de uma sessão especial destinada a comemorar os 30 anos da Justiça Federal do Tocantins. A solicitação foi feita por meio de um requerimento do senador Eduardo Gomes, do Partido Liberal do Tocantins, junto com outros senadores. Tocantins é o estado mais novo do Brasil, criado em 1988, com a promulgação da Constituição Federal. E, quase quatro anos depois, em 8 de maio de 1992, a sua Seção Judiciária foi inaugurada. O senador Eduardo Gomes destaca a relevância dos trabalhos da unidade.
É a Justiça Federal do estado mais novo do Brasil, da mais nova capital, e que tem, na composição de seus membros, brasileiros que desbravaram o norte do país e fizeram ali uma Justiça Federal moderna e atuante.
Após três décadas de trabalho, a Justiça Federal do Tocantins conta hoje com 14 juízes federais, sendo 11 titulares e três substitutos, e 191 servidores em pleno exercício nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi. A data da sessão ainda será marcada. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Bianca Mingote.