Estudo revela aumento da violência contra a mulher durante a pandemia
Um estudo do Observatório da Mulher Contra a Violência revela um aumento no registro desses crimes no Brasil durante a pandemia da covid-19. O documento é resultado da avaliação de experiências e práticas de cada estado nos últimos dois anos. O relatório detalhado será apresentado nesta quarta-feira (24), às 11 horas, no canal da TV Senado no Youtube.
Transcrição
LOC: ESTUDO REVELA AUMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19.
LOC: O DOCUMENTO REÚNE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE CADA ESTADO NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA.
(Repórter) A violência contra a mulher aumentou no Brasil desde o início da pandemia da covid-19. É o que revela um estudo realizado entre 2019 e 2020 em todos estados com o objetivo de avaliar a evolução das políticas voltadas para a defesa do público feminino e identificar as dificuldades no enfrentamento ao problema. O documento detalhado vai ser apresentado no canal da TV Senado no Youtube, nesta quarta-feira, às 11 da manhã. Para a presidente da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher, senadora Zenaide Maia, do Pros do Rio Grande do Norte, é importante conhecer a realidade local para definir estratégias de atuação em cada cenário.
(Zenaide Maia) Todos os dias, mulheres são agredidas em casa. Todos os dias, mulheres perdem suas vidas, vítimas da violência doméstica. Infelizmente, durante a pandemia a violência doméstica aumentou, por isso, tornaram-se essenciais dados atualizados para mostrar como o Brasil está enfrentando essa questão.
(Repórter) O relatório elaborado pelo Observatório da Mulher Contra a Violência em parceria com o DataSenado defende a aprovação da Política Nacional de Informações Relacionadas à Violência contra a Mulher para criar um registro unificado de dados que ajude na formação de uma rede de atendimento às vítimas e incentive a ação do governo pela solução desses crimes.
Saiba mais
- Observatório da Mulher contra a Violência
- Entrevista: Plenário pode votar igualdade salarial entre homens e mulheres
- Projetos garantem direitos das mulheres no trabalho
- Senado aprova projeto que cria o Dia Nacional de Luta Contra a Violência Doméstica e Familiar
- Senadores aprovam projeto que autoriza remoção de servidora pública vítima de violência doméstica
- Assédio reiterado poderá dar até 3 anos de prisão
- Plenário tem pauta relacionada à inclusão e combate à violência contra mulher
- Entrevista: agravamento da situação das mulheres na pandemia